Uma pessoa morreu em decorrência de meningite em Juiz de Fora neste ano, segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Apesar da confirmação do óbito, não há detalhes sobre idade e sexo da vítima. Na cidade, foram confirmados quatro casos da doença e um caso notificado teve o laudo inconclusivo. Conforme o Ministério da Saúde, a meningite é considerada uma doença endêmica, e são esperados casos ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais no verão.
Conforme a Secretaria de Saúde do município, para combater os surtos, são oferecidas vacinas contra a meningite em todas as unidades de atenção primária à saúde (Uaps), além do Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente e do PAM-Marechal. “A imunização é indicada para crianças de dois meses a menores de cinco anos. Para receber as doses, é necessário a apresentação do cartão da criança.”
No entanto, mesmo com as quatro vacinas que previnem contra a meningite (pentavalente, BCG, meningocócica conjugada C e pneumocócica conjugada 10-valente), disponibilizadas pelo SUS e aplicadas ainda na infância, há riscos de se contrair a doença, já que existem vários tipos. O infectologista Rodrigo Daniel de Souza explica que o tipo mais preocupante é a meningite bacteriana. “Entre as bacteriana, a mais grave é a causada pelo pneumococo. Tem vacina, mas não é disponível para todo mundo, apenas para crianças e doentes crônicos.” Como o imunizante foi introduzido no SUS apenas em 2010, os adultos de hoje não foram vacinados contra esse tipo da doença. Já as meningites virais são comuns e, no geral, não são formas graves, segundo o infectologista.
Prevenção
A prevenção à meningite consiste em medidas básicas de higiene, como lavar sempre as mãos, cobrir a boca ao tossir ou espirrar e não compartilhar itens de uso pessoal com outras pessoas. O infectologista explica que é importante identificar os sintomas cedo e buscar tratamento. “Em geral, os pacientes sentem dor de cabeça e febre alta. No decorrer da doença, pode vir a desenvolver ainda rigidez de nuca.”
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, ou também por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido à sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e, no caso da meningite bacteriana, a gravidade dos casos.