Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF abrirá curso de graduação em Rádio, TV e Internet

PUBLICIDADE

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora passará a oferecer graduação em Rádio, TV e Internet, com previsão de início do curso já no primeiro semestre letivo de 2017. A nova formação terá 30 vagas anuais e duração de quatro anos.

A criação do curso foi aprovada em reunião do Conselho Superior da UFJF na última sexta-feira (3), e a graduação em Jornalismo será mantida pela faculdade. De acordo com o diretor da Faculdade de Comunicação, Jorge Felz, a ideia para criação do curso surgiu a partir de dados levantados pela própria direção. “Quando olhamos as produções de nossos antigos alunos, sobretudo os trabalhos de conclusão de curso, observamos que cerca de 45% a 50% não queriam jornalismo. Eles focavam em outras áreas, como publicidade, cinema ou web.”

PUBLICIDADE

Felz pontuou ainda que muitos estudantes anseiam por ingressar em uma universidade federal, interessam-se pela área de comunicação, mas não querem trabalhar especificamente com jornalismo. Com embasamento teórico e prático, o curso será mais amplo, pensado especialmente para esse tipo de aluno, conforme o diretor.

PUBLICIDADE

Os alunos egressos da nova graduação serão capazes de trabalhar em emissoras de rádio e televisão, agências de publicidade e assessorias de comunicação, além de serem capacitados para produzir, editar e apresentar programas para diversas mídias.

Histórico
O curso de jornalismo da UFJF foi criado em 1959, quando a universidade ainda era Faculdade de Filosofia e Letras, e o curso, subordinado à faculdade de Direito.

PUBLICIDADE

Em 1969, durante a ditadura, foi transformado em Comunicação Social e passou a oferecer habilitação em três áreas: Jornalismo, Relações Públicas e Rádio e TV. Como havia pouca demanda, no ano 2000 os dois últimos foram extintos, passando a ser oferecido apenas o curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.

A partir de 2012, após mudanças curriculares e de nomenclatura instituídas pelo MEC, o curso voltou a se chamar apenas Jornalismo.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile