Dois homens, de 36 e 38 anos, foram presos depois de serem flagrados com materiais retirados da linha férrea. Os produtos furtados estavam sendo revendidos em um ferro velho localizado no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte de Juiz de Fora. Entre as partes levadas, estão as responsáveis pela sustentação dos trilhos, que quando retiradas podem causar até mesmo o descarrilamento dos trens, causando graves acidentes. A situação estaria sendo recorrente em Juiz de Fora e cidades do entorno. Em dezembro passado, a PM flagrou um caminhão com duas toneladas de materiais que compõem a linha férrea.
A detenção da dupla aconteceu na tarde da última terça-feira (5), depois que vigilantes da MRS viram o suspeito mais novo furtando placas de dormentes, parafusos e grampos de fixação em um ponto da linha férrea no Bairro Chapéu D’uvas, também na região Norte. Conforme o documento policial, um dos vigias afirmou aos militares que já vinha acompanhando reincidentes furtos de materiais que sustentam a linha férrea em vários pontos de Juiz de Fora e também em cidades vizinhas.
Na terça-feira, após receber a informação que um homem estava agindo na Zona Norte, ele foi até o ponto e flagrou a ação criminosa. O homem de 36 anos estava em uma caminhonete. Ele retirava as peças da linha férrea e do leito e as colocava na carroceria do veículo. Após pegar 26 placas de apoio de fixação de dormentes, 48 parafusos de fixação e dois grampos de fixação, o suspeito saiu no carro e foi seguido pelo vigilante e sua equipe.
O homem foi para um ferro velho no Bairro Barreira do Triunfo, onde descarregou o carro e entregou os materiais furtados para o suspeito de 38 anos, que estaria comprando as peças. Os vigilantes pararam o carro da escolta na porta do ferro velho para evitar a fuga dos envolvidos e acionaram a PM.
Suspeito disse que precisava de dinheiro
Os militares foram até o local, que fica na Avenida JK, e fizeram contato com a dupla. Conforme o documento policial, o homem flagrado pegando as peças confessou que já vem furtando o material da malha ferroviária desde dezembro passado. Ele alegou que está desempregado e precisa de dinheiro. O suspeito ainda disse que já tinha feito isso em vários pontos de Juiz de Fora e de Matias Barbosa, afirmando não ter conhecimento que se tratava de um crime e que tal prática colocava em riscos as composições férreas.
Ele confirmou que sempre vendia as peças roubadas naquele ferro velho. Já o homem que estava comprando os materiais furtados, segundo a PM, disse aos militares não saber que eles eram furtados. O homem mais novo foi preso em flagrante pelo crime de furto e, o mais velho, por receptação. Eles foram levados para a delegacia para prestar esclarecimentos.
A MRS se posicionou por meio de nota e reforçou que ações como essa podem gerar problemas de segurança. “Além de obviamente ser uma prática criminosa, episódios como este podem provocar desdobramentos de segurança, para a comunidade e para a ferrovia, pelo potencial de provocarem descarrilamentos, por exemplo. Também representa um risco para os próprios infratores, sujeitos a atropelamentos.” A concessionária frisou ainda que a circulação de pessoas na área ocupada pela ferrovia, na região chamada “faixa de domínio” é proibida.
Veículo de ferro velho flagrado com duas toneladas de produtos furtados
Ainda durante a ocorrência, o vigia que flagrou o furto, conforme o documento policial, apontou aos militares que um veículo de carga que seria do ferro velho foi flagrado com materiais furtados da linha férrea, em dezembro passado, no município de Santos Dumont. O dono do ferro velho alegou que o veículo teria sido furtado na época.
Conforme o boletim de ocorrência registrado em 30 de dezembro do ano passado, os policiais foram acionados também por vigilantes que prestam serviço para a MRS. Eles trabalhavam na BR-499, em Santos Dumont, na vigilância de um ponto onde estava havendo furto de placas de fixação de dormentes da linha férrea, quando flagraram três homens praticando o crime. Eles estavam furtando as placas e também talas de conexão de trilhos.
Os vigilantes cercaram o veículo onde os materiais estavam sendo colocados. O trio conseguiu fugir. A PM foi acionada, fez buscas, mas não os encontrou. No caminhão estavam cerca de duas toneladas das peças furtadas. O veículo foi apreendido.