Ícone do site Tribuna de Minas

JF tem cinco casos suspeitos de flurona, infecção simultânea de Covid-19 e Influenza

ruas movimento

Para muitas famílias, o auxílio emergencial foi a principal forma de manutenção e sobrevivência no primeiro ano da pandemia (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

Em meio a incertezas relacionadas à presença da variante ômicron em Juiz de Fora e outras cidades da região, e no momento em que a cidade investiga cinco casos suspeitos de flurona (infecção simultânea de Covid-19 e Influenza) na cidade, o boletim epidemiológico da Prefeitura registrou, nesta quarta-feira (5), 139 novos casos confirmados de Covid-19. Considerando as duas últimas semanas, a média móvel atingiu o patamar de 19,43, o que representa um aumento de 867,86% se comparado com o período anterior. Esse dado, no entanto, pode estar impactado por um acúmulo de casos que ainda não tinham sido contabilizados, de acordo com a Prefeitura.

A PJF afirma que “em função da instabilidade do sistema nos últimos dias, muitos casos confirmados de Covid-1-9 foram registrados no dia 5 de janeiro”. Mesmo com esse aumento, não houve alteração no número de mortes, contabilizando um óbito nas últimas 24 horas.

PUBLICIDADE

De acordo com as informações disponibilizadas pela Secretaria de Saúde, a UTI SUS está 77,91% ocupada; a UTI Covid SUS 60%; a UTI privada de 78,47%; e a enfermaria Covid-SUS 39,51%. No total, contabiliza-se uma ocupação geral de UTI em 78,18%. Esse dado já considera os 35 leitos em funcionamento, já que 16 foram desmobilizados na última semana.

PUBLICIDADE

Cinco casos suspeitos de flurona

Após a divulgação do boletim, a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde informou que investiga cinco possíveis casos de “flurona”, como é chamada a dupla infecção por Covid-19 e Influenza, após receber notificações de um laboratório privado. Os próximos atos de investigação laboratorial serão determinados pela Secretária de Estado de Saúde, conforme nota enviada à imprensa.

A Tribuna entrou em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora para uma avaliação sobre o cenário de aumento de casos e um posicionamento sobre novas medidas a serem adotadas no combate à pandemia, mas ainda não obteve respostas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile