O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) estima para janeiro a finalização das obras complementares da AMG-3085, rodovia que faz a ligação entre a BR-040 e a MG-353 em Juiz de Fora. As intervenções custaram R$ 10.835.209,91 aos cofres públicos estaduais e incluem construção de sistema separador de água e óleo, canaletas e barreiras que foram colocadas próximas à represa Doutor João Penido.
As obras são exigência do licenciamento ambiental pelo qual passou a estrada e, de acordo com o Governo de Minas, buscam mitigar problemas para o manancial da represa, em casos de acidentes ou problemas decorrentes do uso rotineiro da rodovia. O DER-MG afirma já ter instalado as canaletas e barreiras para proteção de eventuais resíduos que possam contaminar a represa por uma faixa de nove quilômetros da via. Além disso, foram implantadas contenções em determinados trechos.
Atualmente, o DER realiza a limpeza de canaletas, caiação e plantio de vegetação com hidrossemeadura em alguns trechos da rodovia, conforme o Estado. Até que as obras sejam concluídas, foram instaladas placas educativas e de orientação aos motoristas de caminhão sobre o tráfego de cargas que levam a algum risco, além de ações de realização de fiscalização preventiva e contato com as empresas da região, também de acordo com o Governo de Minas.
A AMG-3085 teve a construção iniciada ainda em 2013, mas passou por intercorrências até a liberação para o tráfego de veículos, quatro anos depois. Naquele ano, foi feita uma ligação provisória que causava confusão entre os motoristas que passavam por ali. Em 2019, inclusive, a Tribuna esteve no local e flagrou diversos carros fazendo conversões irregulares para entrar ou sair da AMG-3085 no trevo localizado na altura do Bairro Barreira do Triunfo, na Zona Norte de Juiz de Fora. O trecho teve trânsito totalmente liberado em 2021.