Uma vaquinha virtual criada pelo Projeto X-Lab arrecada recursos para viabilizar a reforma de espaços de convivência do Curumim São Pedro, na Cidade Alta. A intenção é proporcionar à comunidade uma estrutura revitalizada, que inclui a quadra esportiva e a instalação de rampas de acessibilidade, que vão beneficiar não só as famílias atendidas pelo serviço, mas também a população do entorno, para que o local se torne referência de lazer e encontro no bairro. O objetivo do grupo é levantar R$ 7.500 para a compra dos materiais, como areia, cimento, pincéis, rolos, luvas, tintas, entre outros.
Os primeiros contatos com a diretoria do Curumim – serviço executado pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), com gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social, para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na faixa etária de 4 a 14 anos – foram feitos antes do anúncio da pandemia de Covid-19. Por isso, foi preciso esperar para realizar a intervenção. Com a melhora das condições epidemiológicas do município, segundo Nayara Coury, que é membro do X-Lab, o trabalho foi retomado.
A proposta de intervenção atualizada é atuar na limpeza da quadra esportiva e do entorno, com capina, roçada, varrição, pintura e embolso das paredes. Havia a intenção de trocar as telas de proteção da quadra e a iluminação do espaço, mas como o valor para realizar esses reparos seria muito alto, a equipe está em contato com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para viabilizar essas etapas.
Há, segundo Nayara, uma parceria fechada com a Associação de Pintores de Juiz de Fora, que já participou de trabalhos anteriores do X-Lab. Um grupo grafiteiros desenvolve um arte exclusiva para a parede do Curumim, que também será realizada de maneira voluntária. No total, um grupo de 80 pessoas se voluntariou para participar da ação, que está prevista para acontecer em dois sábados, nos dias 11 e 18 de dezembro. O espaço revitalizado deve ser entregue no domingo, dia 19, quando a festa com a distribuição dos objetos arrecadados será realizada. Entretanto, o projeto ainda busca por profissionais voluntários, entre eles: pedreiros, serralheiros, fotógrafo e videomaker.
A equipe de voluntários será reduzida, segundo Nayara, porque há uma preocupação do X-Lab com o respeito aos protocolos sanitários de combate à Covid-19. Todos os participantes inscritos pelas redes sociais estão com o esquema vacinal completo e precisarão apresentar o cartão de vacinação nos dias da ação.
Os interessados em colaborar podem fazê-lo por meio da vaquinha virtual ou por meio de contato via redes sociais com o projeto pelo perfil do X-Lab no Instagram.
Pilares
A componente no X-Lab, Nayara Couri, explica que a iniciativa é ancorada em quatro pilares. Os projetos precisam ser pensados e executados de maneira rápida, e em questão de semanas, os voluntários precisam organizar tudo que é preciso para executá-lo. O segundo ponto é a diversão: já que o projeto é voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade, entre suas metas está trazer bons sentimentos para as comunidades em que os espaços transformados estão inseridos.
A terceira exigência é que a arrecadação é feita para cada projeto, e os voluntários não tiram dinheiro do próprio bolso. Todo o recurso é levantado por meio de campanhas. E o último pilar é constituído, justamente, pelo trabalho voluntário, com o contato próximo com as pessoas, a escuta e o atendimento de suas necessidades.
Natal antecipado
O período escolhido para a ação marca não só a conclusão do trabalho de revitalização, mas também o retorno de atividades presenciais de sociabilidade e educação, com o avanço da vacinação e a queda dos indicadores de óbitos causados pelo coronavírus, contando também com a proximidade das festas de fim de ano. Para antecipar o clima natalino, o projeto vai proporcionar uma festa com a doação de itens de material escolar, objetos para a prática esportiva e brinquedos que serão doados no dia da entrega, no dia 19 de dezembro.
“Esses jovens sentirem que têm espaço de acolhimento, de brincadeira e de educação faz com que eles queiram retornar à escola e que seja um incentivo para evitar a evasão escolar, que a gente tem observado”, pontua Nayara. Ela reforça que o X-Lab acredita que todo o trabalho pode dar uma maior visibilidade para o equipamento urbano, o que contribui para que a população se aproprie e utilize do espaço com maior frequência e efetividade. “O serviço prestado pelo Curumim é muito importante, ele atende a jovens de uma faixa etária ampla, lida com situações e com crianças e jovens que passam por fases diferentes”, diz Nayara, que complementa que essa é uma forma não só de reconhecer e valorizar esse trabalho, como também de levar alegria e energia aos profissionais que atuam junto a esse público.