O drive-thru da UFJF estará funcionando neste sábado, das 9h às 16h, para vacinar todas as pessoas acima de 12 anos que não tomaram a primeira dose e os grupos que precisam da segunda ou da dose de reforço.
A assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) destaca que esse modelo de vacinação “é mais uma possibilidade para as pessoas e facilita para quem tem algum problema de locomoção”. Também é possível receber o imunizante no PAM-Marechal e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Benfica e Santa Luzia, das 8h às 16h.
A assessoria explica que “a expectativa é que um bom número de pessoas compareçam aos quatro locais de vacinação. Aqueles que não puderem ou não conseguirem ser vacinados no sábado, poderão receber o imunizante normalmente ao longo das próximas semanas, uma vez que a vacinação é contínua”.
Documentação necessária para dose de reforço
Para receber a dose de reforço, a assessoria da PJF ressalta que é obrigatório levar os documentos indicados no site. Seguindo os grupos prioritários com as doses de reforço para trabalhadores de saúde, os indivíduos devem apresentar, nos casos em que há vínculo ativo nos serviços de saúde, o Termo de Responsabilidade da Instituição e do Profissional e a cópia dos documentos pessoais.
Já o trabalhador autônomo deve apresentar o Termo de Responsabilidade Autônomo e Profissional, os documentos pessoais e um documento ou certificado que comprove estar atualmente em atividade. O cuidador de idoso, por sua vez, deve levar a documentação geral e o Termo de Responsabilidade Familiar e Profissional, juntamente com a cópia dos documentos. De acordo com instruções em nota divulgada, “o profissional deverá imprimir o termo, preencher, solicitar assinatura e carimbo da instituição à qual está vinculado e/ou família contratante, no caso dos cuidadores de idosos”.
Os idosos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação .
Em respeito às técnicas do Estado e do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde está utilizando o imunizante da Pfizer como terceira dose para os trabalhadores da saúde de Juiz de Fora
Documentação necessária para primeira e segunda doses
Os indivíduos que vão receber a primeira dose do imunizante devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto, CPF (caso o número do mesmo não conste na identidade), ficha de vacinação preenchida e comprovante de residência.
Os adolescentes que não tiverem estes documentos devem levar a certidão de nascimento e o comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência.
As demais pessoas que vão receber a segunda dose precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto.
Endereços dos locais de vacinação:
Drive-Thru da UFJF – das 9h às 16h
Campus da UFJF, estacionamento da Faculdade de Educação (Faced)
PAM Marechal – das 8h às 16h
Rua Marechal Deodoro, 496, Centro
UBS do Bairro Benfica – das 8h às 16h
Rua Guararapes, 106.
UBS do Bairro Santa Luzia – das 8h às 16h
Rua Torreões, s/nº