Sete cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam nota 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2018. Seis deles são de Juiz de Fora – Administração, Ciências Contábeis, Direito diurno, Direito noturno, Psicologia e Turismo – e um de Governador Valadares – Ciências Contábeis.
Outros seis cursos obtiveram nota 4: Design, Jornalismo diurno, Jornalismo noturno e Serviço Social, de Juiz de Fora; e Administração e Direito, de Governador Valadares. No total, os 13 cursos considerados bons ou muito bons representam 86% das 15 graduações avaliadas. Os resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na sexta-feira (4).
“Para além das notas, junto com o resultado do Enade são encaminhados relatórios que detalham os desempenhos dos estudantes de cada curso, confrontando com outras instituições de ensino. Esses dados são importantes para análise dos colegiados e dos Núcleos Docentes Estruturantes de cada curso, que podem traçar estratégias conforme o desempenho dos alunos e alunas”, afirmou Michèle Farage, diretora de Avaliação Institucional, em texto divulgado pela assessoria da universidade.
O resultado traz ainda informações sobre questionário aplicado aos discentes, que é uma etapa obrigatória para a participação no Enade. Segundo Michèle, através desse relatório, são extraídos três componentes do conceito do curso, que se baseiam nas opiniões dos alunos sobre organização didático-pedagógica e infraestrutura. Também é apontado o desempenho de estudantes conforme ingresso na instituição.