Ícone do site Tribuna de Minas

PJF libera 5ª dose para maiores de 18 anos imunossuprimidos

Vacinacao idosos fernando priamo 8
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta segunda-feira (5) a aplicação da quinta dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais com imunossupressão. A vacina é destinada a quem recebeu a quarta dose há mais de quatro meses e se encaixa neste público-alvo. Além disso, também foi liberada a quarta dose para adolescentes imunocomprometidos de 12 a 17 anos. Até então, a quarta dose estava liberada apenas para pessoas com 18 anos ou mais.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município aplicam a vacina, das 8h às 10h30 e de 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. Na quinta-feira, entretanto, as unidades funcionam de 8h às 10h30 e de 13h às 14h30. Os imunizantes são aplicados também no Serviço de Saúde do Idoso (Sasi), para pessoas acima dos 12 anos, das 8h às 16h. A vacina contra a gripe também está disponível e é destinada para o público geral nos mesmos locais. Ela pode ser recebida por estes públicos conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

A vacina utilizada para a dose de reforço deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (Comirnaty/Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), podendo o município utilizar esses imunizantes conforme a disponibilidade no seu território. Esse padrão vale para todas as vacinas aplicadas, conforme explica a PJF.

PUBLICIDADE

Documentação

Os imunossuprimidos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar a ficha de vacinação, o cartão de vacina, um documento de identificação com foto e um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

São considerados imunossuprimidos quem possui imunodeficiência primária grave; realiza quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/AIDS; pessoas que fazem uso de corticoides em doses de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias e de drogas modificadoras da resposta imune; pessoas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; e pacientes em hemodiálise e com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

PUBLICIDADE

Quem for se vacinar deve levar, também, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível neste link.

Sair da versão mobile