
Sinalização falha e afunilamento trazem riscos
Sinalização insuficiente e afunilamento brusco são alguns dos riscos que condutores e pedestres enfrentam ao passar pelo cruzamento da Rua da Bahia com a Rua Espírito Santo, no Poço Rico, região Sudeste. O perigo é maior para quem vem do bairro e pretende acessar a Rua Espírito Santo, onde um imóvel reduz quase pela metade a faixa de rolamento e aumenta a possibilidade de colisões frontais. No sentido contrário, a via recebe parte do fluxo de tráfego rápido da Avenida Brasil. O resultado é que motoristas entram no estreito cruzamento, em alta velocidade e devido à ausência de sinalização horizontal, dirigem como se estivessem em uma pista de mão única. A quem vem do Poço Rico, resta posicionar o veículo e aguardar um momento seguro para passar.
Para os pedestres, a falta de sinalização também oferece riscos na travessia. No trecho existe uma passagem de nível para pedestres. No entanto, a faixa de segurança, que já está apagada, posiciona-se cerca de cinco metros à frente, na Rua da Bahia, o que faz com que muitos pedestres tentem atravessar justamente no cruzamento, em local de maior risco devido à velocidade e falta de visibilidade dos motoristas. A presença de um poste na passagem de nível prejudica ainda mais a visão que o pedestre tem da faixa à sua esquerda.
Há cerca de seis meses, a Settra havia informado que anunciaria um projeto envolvendo uma série de intervenções viárias previsto para a região, inclusive o alargamento do trecho, que seria possível a partir da conclusão do processo de desapropriação do imóvel, prevista para ocorrer há cinco meses. Entretanto, a informação da assessoria da pasta agora é de que não há previsão para que ocorra a desapropriação da casa. Em janeiro, a secretaria havia se comprometido a revitalizar a sinalização horizontal do trecho e a instalar grades, de forma a direcionar o fluxo de pedestres, evitando travessia fora da faixa, o que também não foi feito. A assessoria da Settra informou que foi expedida uma nova ordem de serviço para melhoria da sinalização.

