Ícone do site Tribuna de Minas

Menos de mil castrações em um ano

PUBLICIDADE

Completando um ano este mês, o Projeto de Controle Populacional Canino oferecido pela Secretaria de Saúde contabiliza 995 cirurgias de castração em cães e continua recebendo novos cadastros. Na época do lançamento, a previsão era de que fossem realizadas sete mil cirurgias em 24 meses. Embora reconheçam os benefícios do programa, representantes de associações de proteção aos animais em Juiz de Fora cobram a ampliação do serviço, para garantir mais agilidade e atendimento a machos, já que atualmente a prioridade são as cadelas. Eventualmente, o serviço é oferecido também a gatos.

Para a presidente da Sociedade Juizforense de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente, Maria Elisa de Souza, o serviço cumpre seu papel, mas de forma muito restrita. Vemos que o projeto está crescendo, mas é importante abranger todos os animais em situação de carência, argumenta.

PUBLICIDADE

A opinião é compartilhada pela voluntária Meyre Moreira, que presta assistência para ONGs de proteção aos animais em Juiz de Fora. Ela avalia que as políticas deveriam ser mais acessíveis para a população carente e para os animais de rua. O serviço é muito útil, mas continua tímido. Temos muitas famílias precisando do projeto e pouco retorno por parte da Prefeitura.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Glênia Campos, o serviço sempre teve um elevado número de inscrições. Em breve, vamos ampliar e atender uma quantidade maior de cachorros e também gatos, garante, reforçando a importância da posse responsável. É importante que, ao adotar um animal, as pessoas se informem quanto aos cuidados essenciais, como alimentação adequada, vacinação e castração.

O cadastro para o serviço pode ser feito pelo Disque Castração, que atende no telefone 199, das 8h às 18h. Os interessados devem fornecer o nome do responsável, identidade, idade, endereço e contato, além de informações sobre o animal. O cadastro é analisado e, no caso de aprovação, o proprietário é informado sobre o local e a data da castração. Neste número, recebemos muitos trotes e pessoas que marcam a cirurgia e não comparecem no dia com o animal. Pedimos cuidado e responsabilidade com esse serviço, diz Glênia. Além do Disque Castração, os cadastros também podem ser feitos por meio do endereço eletrônico castracao@pjf.mg.gov.br.

Sair da versão mobile