Ícone do site Tribuna de Minas

Detento de 25 anos morre na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires

ariosvaldo priamo
PUBLICIDADE

Um detento de 25 anos faleceu nesta sexta-feira (5) na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informou que a direção da unidade prisional instaurou um procedimento interno para apurar administrativamente o óbito de Robson Douglas Teodoro do Carmo. A morte aconteceu uma semana depois de uma tentativa de homicídio a tiro ocorrida dentro da mesma unidade prisional – quando um acautelado, 39, foi baleado na perna por outro preso, 28, autuado em flagrante – e menos de um mês depois de suposto suicídio de custodiado no local.

“Na manhã desta sexta-feira (5), por volta das 4h30, policiais penais foram acionados por colegas de cela de Robson Douglas informando que ele estava passando mal. Imediatamente o preso foi retirado da cela, porém já sem os sinais vitais”, detalhou a Sejusp em nota. “O Samu foi acionado, e os profissionais constataram o óbito. O setor de Serviço Social informou aos familiares sobre o ocorrido. A Polícia Civil foi acionada para a realização de perícia técnica e ficará a cargo das investigações criminais”, finalizou a secretaria. Conforme o Estado, o jovem teve registro de entrada na Ariosvaldo no dia 6 de setembro do ano passado.

PUBLICIDADE

Outra morte

O óbito do detento de 25 anos foi o segundo ocorrido na mesma penitenciária em menos de um mês. No dia 13 de abril, outro preso, 41, foi encontrado morto em uma cela. Carlos Alberto Fortino da Silva foi achado suspenso por uma corda no pescoço. O boletim de ocorrência caracterizou o episódio como “autoextermínio”. Na cela estavam outros 37 presidiários.

PUBLICIDADE

Do mesmo modo, a Sejusp informou na época que a direção da unidade prisional lavrou o boletim de ocorrência e abriu um procedimento para apurar administrativamente as circunstâncias do caso.

Mudanças na diretoria

Nesta semana, a Tribuna publicou matéria sobre alterações na diretoria da Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires. A Sejusp, entretanto, afirmou que as modificações na direção de unidades prisionais fazem parte da gestão do Departamento Penitenciário (Depen-MG) e não possuem relação com as ocorrências recentes, porque já estavam previstas e em fase de tramitação. Nesta sexta, a pasta reiterou que as mudanças na direção da unidade prisional estão em andamento e que, por ora, os detalhes não serão divulgados.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile