Ícone do site Tribuna de Minas

Incêndio atinge casarão antigo no Mariano Procópio

cp incendio by bombeiros
incendio by bombeiros
Incêndio destruiu casarão no Bairro Mariano Procópio (Foto: Corpo de Bombeiros)
PUBLICIDADE

Atualizado em 6/05/2020, às 14h*

Um incêndio, registrado no início da madrugada desta terça-feira (5), atingiu um casarão antigo localizado na Rua Mariano Procópio, bairro homônimo, Zona Nordeste de Juiz de Fora. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados pouco antes das 2h. Não havia ninguém no local.

PUBLICIDADE

A equipe encontrou o incêndio já evoluído. Quatro cômodos da edificação, que fica no número 810 da via, já haviam sido consumidos. As chamas ultrapassavam o telhado e estavam espalhadas pelo piso de madeira.

PUBLICIDADE

Dez militares foram empenhados na ocorrência. Eles trabalharam por cerca de duas horas para extinguir o incêndio, com a utilização de aproximadamente 10 mil litros de água. Ninguém se feriu. Ainda não se sabe a causa do incêndio.

A edificação fica ao lado das instalações da Justiça Militar, mas nenhuma parte da unidade foi atingida. Segundo a Funalfa, o casarão não é tombado, embora seja vizinho de dois imóveis com tombamento municipal. A Funalfa informou ainda que, seguindo as normas do setor de patrimônio, vai notificar formalmente o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre o incêndio.

PUBLICIDADE

A pasta destacou que a referida construção está localizada também no entorno do conjunto do Museu Mariano Procópio, que possui tombamento federal, sofrendo por conta disso uma série de restrições. A fundação afirmou que, fica vetada, por exemplo, a construção de um prédio no terreno. Qualquer proposta de intervenção deve ser submetida à prévia aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac).

* A família proprietária do imóvel entrou em contato com a reportagem informando que, ao contrário do que publicado originalmente, o casarão não se encontra abandonado, possuindo inclusive mobiliário que tem sido sistematicamente saqueado. A família informou também que já registrou “diversos” boletins de ocorrência denunciando a invasão do sobrado por usuários de drogas e vândalos.

PUBLICIDADE

 

Sair da versão mobile