Ícone do site Tribuna de Minas

PJF confirma mais seis mortes por Covid-19 nesta sexta-feira

Coronavírus avança em Minas Gerais e SES registra mais de 80 óbitos em 24 horas
PUBLICIDADE

O número de óbitos por coronavírus em Juiz de Fora chegou a 736 depois que seis mortes causadas pela doença foram atestadas nessa sexta-feira (5). Ao todo, são 18.113 infecções diagnosticadas desde março de 2020, sendo que 241 delas foram confirmadas nas últimas 24 horas. Também passaram a constar no Boletim Epidemiológico Covid-19 mais 250 casos suspeitos, que no total chegaram a 56.829.

Duas das seis mortes reportadas pela Prefeitura ocorreram nesta sexta-feira (5). A primeira vítima fatal é um homem de 62 anos, que tinha como comorbidade a hipertensão arterial sistêmica. O outro óbito foi de um idoso de 92 nos, que tinha doença cardíaca crônica. Na quinta-feira (4), também ocorreram dois falecimentos: uma idosa de 72 anos, que tinha doença cardíaca crônica e hipertensão arterial sistêmica, e a de um idoso de 77, que tinha hipertensão arterial sistêmica.

PUBLICIDADE

Na quarta foi registrado o óbito de uma idosa de 83 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica. Já no domingo (31 de janeiro), faleceu, vítima da Covid, um idoso de 69 anos, que tinha diabetes mellitus.

PUBLICIDADE

Taxa de ocupação de UTIs é de 72,67%

Segundo dados da PJF, haviam 282 pessoas diagnosticadas ou aguardando o resultado de exames de Covid-19 até as 18h48 desta sexta-feira (5) na cidade. Desse total, 119 pacientes ocupam leitos de UTI e 163 estão em leitos de enfermaria. A taxa de ocupação total de leitos de UTI é de 72,67%, de leitos de UTI destinados a usuários do SUS é de 76,67% e de leitos em unidades privadas é 65,85%.

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

PUBLICIDADE

Mais quatro leitos UTI abertos

Também nesta sexta, a Prefeitura de Juiz de Fora anunciou a abertura de mais quatro leitos de cuidados intensivos destinados a pacientes com Covid-19 na cidade. Os novos equipamentos foram montados no Hospital Ana Nery, que passa a dispor de 28 leitos UTI. Em janeiro, a Prefeitura já havia montado mais sete unidades – cinco no Hospital Universitário da UFJF e dois no Hospital Pronto Socorro (HPS) – totalizando onze leitos UTI criados este ano. Até o momento, o Município conta com 111 leitos exclusivos para pessoas contaminadas pelo coronavírus.

No total, conforme dados da Secretaria de Saúde, houve incremento de quase 94,5% no número de leitos UTI na cidade desde o início da pandemia. De 108 leitos deste tipo existentes em março, o total subiu para 210 (Covid e não Covid) atualmente.

PUBLICIDADE

Conforme a PJF, os 111 leitos de UTI Covid no Sistema Único de Saúde (SUS) estão distribuídos entre os hospitais da seguinte forma: 28 unidades no Ana Nery. Os hospitais HPS, Santa Casa e Monte Sinai têm dez cada. Além disso, 13 equipamentos estão no HU. Já o Hospital Regional João Penido e Maternidade Therezinha de Jesus têm 20 cada um.

Sair da versão mobile