
Volume d’água da represa chegou a 86,6% e há expectativa de aumentar ainda mais (Fernando Priamo/02-02-16)
Desde o dia que foi anunciada a suspensão do rodízio de abastecimento, em 22 de janeiro, até ontem, a Represa João Penido teve seu nível de armazenamento de água ampliado de 73,1% para 86,6%. Isso significa que o manancial mantém franca recuperação, apesar do fim do racionamento, e que chegou a um nível técnico confortável. Inclusive já existe a perspectiva de, ainda neste trimestre, a Cesama precisar eliminar água que não será levada para o tratamento. Tal manobra pode acontecer porque o período chuvoso continua, historicamente, até o fim de março, e não é seguro manter a represa com 100% de sua capacidade, pois com grandes precipitações não teria como amortecer este volume.
“Se tivéssemos com previsão de chuvas intensas para a próxima semana, já faríamos uma descarga. Sem previsão de chuvas, não fazemos qualquer manobra. Vamos analisando isso, levando em consideração em que ponto do período estamos e a previsão meteorológica. Nossa meta é manter o nível próximo ao que está hoje”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral. De acordo com ele, a recuperação surpreendeu, e é resultado das chuvas acima da média registradas em janeiro. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado ficou 25% acima do esperado para o período. Janeiro foi, inclusive, o mês mais chuvoso na cidade desde dezembro de 2013.
Agora, a companhia trabalha com a previsão de promover descargas técnicas de limpeza do fundo da represa, o que não foi é feito há cerca de dois anos. Como João Penido chegou a um nível muito baixo, ela acumulou sedimentos e nutrientes em suas águas que precisam ser eliminados. No entanto, fazer isso neste momento, segundo Marcelo, mexeria com o lago e poderia resultar em perda da qualidade da água retirada para o tratamento. A ideia é poupar João Penido ao longo de 2016, para que esta renovação ocorra de forma gradativa e natural. Isso será feito após ser concluída a construção de um braço da adutora de Chapéu D’Uvas, que levará água daquele manancial para a estação de tratamento que fica em João Penido, reduzindo assim a sua demanda. A previsão é que esta obra fique pronta no próximo mês.

