Ícone do site Tribuna de Minas

Alerta de chuvas fortes para a região

PUBLICIDADE

Aviso meteorológico divulgado nesta quinta-feira (5) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta a população para acumulados significativos de chuvas nos próximos dias em toda Minas Gerais. Em Juiz de Fora, a previsão é de céu encoberto, temperaturas amenas e tempestades. Conforme o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Inmet, as pancadas, de intensidade moderada a forte, podem ocorrer a qualquer momento pelo menos até segunda-feira. Isso significa que uma única precipitação poderá somar entre 5 e 50 milímetros de chuvas. A fim de comparação, nos cinco primeiras dias do mês, as precipitações somaram 50,8 milímetros, o que representa 23,4% da média histórica do período, que é de 217,4 milímetros. Em todo fevereiro do ano passado, choveu somente 60,4 milímetros.

A instabilidade que atinge a região é causada pela associação de uma frente fria no litoral e um fluxo intenso de umidade que segue do Noroeste do Brasil, na Amazônia, até o litoral Sudeste. Embora este fenômeno sejam comum no verão, ele foi pouco observado em todo o ano passado e janeiro de 2015. Segundo Ladeia, a massa de ar seco e quente que predominou em grande parte do Sudeste nos últimos meses impediu a aproximação desta instabilidade. Por isso, os dias estavam com temperaturas elevadas, céu claro e baixa umidade relativa do ar. “Os modelos mostram que fevereiro deve se comportar dentro dos normais climatológicos, assim como março. Se isso acontecer, teremos forte tendência em amenizar os danos da estiagem, mas precisa ter muito mais chuvas.”

PUBLICIDADE

Caso as tempestades ocorram conforme o previsto, a Defesa Civil colocará em prática o plano de contingência, elaborado para situações como essas. Em operação entre novembro e abril, o plano prevê mobilização especial, a qualquer hora do dia ou da noite, em casos de desastres naturais, com o envolvimento de servidores de todas as secretarias da Prefeitura.
Até segunda-feira, as temperaturas deverão oscilar entre 14 e 28 graus. Nesta quinta, a mínima foi de 17,3, com máxima de 23,2 graus. Em alguns momentos, como no início da tarde, a sensação térmica era de 14 graus. Isso ocorreu devido a fortes rajadas de ventos, que chegaram a 40 quilômetros por hora.

PUBLICIDADE

 

Represas

PUBLICIDADE

De acordo com a Cesama, as três represas que abastecem a cidade apresentaram melhoras nos níveis de acumulação nos últimos dias. Nesta quinta, o João Penido já estava com 36% de sua capacidade de armazenar recurso, Chapéu D’Uvas, 43%, e São Pedro, 83%. Há uma semana os números eram, respectivamente, 29%, 41% e 74%.

Sair da versão mobile