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Trecho da AMG-3085 não tem previsão para início de obras

AMG 3085 CAPA Felipe Couri
AMG 3085 INTERNA Felipe Couri
Trecho onde ocorreu afundamento da pista, entre os quilômetros 0 e 1 da AMG-3085, continua com desvio provisório (Foto: Felipe Couri)
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As condições da rodovia estadual AMG-3085, que liga a BR-040, em Juiz de Fora, à MG-353, em Coronel Pacheco, preocupam quem transita pelo local. Há anos, o trecho entre o Km-0 e o Km-1 conta com problemas de deterioração. Nessa situação, um dos públicos mais afetados é o dos caminhoneiros, especialmente os que transportam grandes cargas, já que a estrada é via de ligação da 040 com boa parte das cidades da Zona da Mata, além de dar acesso ao Aeroporto Presidente Itamar Franco. Apesar das má conservação, ainda não há uma previsão indicada para realização de obras de reparo.

A Tribuna esteve no local para checar as contínuas reclamações recebidas. No trecho entre os quilômetros 0 e 1, além do alto volume de terra e poeira – espalhados em momentos de passagem dos veículos em geral -, destaca-se a condição da pista. Ao transitarem por ali, os motoristas precisam reduzir consideravelmente a velocidade com o intuito de não causar danos aos seus veículos. No caso de caminhões, a situação é ainda pior. O motivo é o afundamento e desnível da estrada.

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O caminhoneiro Gilvan, de 64 anos, que preferiu não expor o sobrenome, criticou a estrada como um todo. “Está péssimo. Deveria melhorar em todas as partes. Não tem acostamento, área de escape, um trecho muito ruim no geral”, afirma. Outro que tem o costume de transitar pela AMG-3085 é Victor Hugo de Andrade, 29. “Já presenciei dois acidentes por aqui: um rodou na pista e o outro bateu, quebrou o veículo e, como não há acostamento, gerou o caso. Situação horrível, o asfalto está descendo há alguns anos.”

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Carga perdida

Há, ainda, ocasiões em que a pessoa que conduz o caminhão tem perda na carga por acidentes no local. Principalmente no caso de ser destinada ao aeroporto, que demanda maior peso e facilita os casos. Eduardo Benvindo, 35, diz ter presenciado e vivido situações assim. “Nós, que passamos por aqui com frequência, precisamos muito que a rodovia seja consertada. Já presenciei caminhões quebrando, outros pesados passando nos diversos buracos. É complicado. Eu mesmo já passei por situações. Já perdi latas de tinta, embalagens de líquidos que furam facilmente e outras mercadorias”, conta.

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Projeto de engenharia

Questionado a respeito de uma projeção para a realização de obras de reparo e de uma análise da situação, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) informou que, no momento, está concluindo o projeto de engenharia para posterior definição da execução das obras de recuperação da pista da AMG-3085, entre o Km-0 e o Km-1. Além disso, o DER-MG afirmou que monitora constantemente o ponto e, em dezembro, foi feito patrolamento na variante que recebe o fluxo de veículos atualmente no local, para melhorar as condições de tráfego. Não foi indicada, entretanto, uma previsão para realização das ações de melhoria das condições no trecho.

Inaugurada em 2018, a AMG-3085 contou com investimento inicial de R$ 67,5 milhões. A via se tornou uma importante rota que desviou o tráfego de ônibus e caminhões, que buscavam acessar a BR-040 a partir da Zona da Mata e vice-versa, para longe do Centro de Juiz de Fora. Desde sua inauguração, porém, diferentes problemas, como erosões, buracos e desmoronamentos, vêm sendo reportados no local.

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*Bernardo Marchiori, estagiário sob supervisão do editor Wendell Guiducci

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