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Aplicativo dos ônibus já foi baixado 10 mil vezes

Prefeitura disponibilizou internet grátis no Calçadão da Halfeld para que usuários pudessem baixar o aplicativo
Prefeitura disponibilizou internet grátis no Calçadão da Halfeld para que usuários pudessem baixar o aplicativo
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O aplicativo para smartphones que permite ao usuário do transporte coletivo urbano saber, em tempo real, a localização e quanto tempo falta para o ônibus chegar ao ponto foi baixado por 9.947 pessoas nesta quinta-feira (2). O balanço divulgado pela Settra, no fim da tarde, traz também a informação que já há cerca de três mil usuários regulares do novo serviço, intitulado No Ponto. O CittaMobi está disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS e também pode ser acessado pelo site www.pjf.mg.gov.br/noponto.Seu objetivo é garantir mais conforto aos passageiros, além de possibilitar que a própria Settra e as empresas de ônibus monitorem a rotina de cada linha. É possível descobrir, por exemplo, possíveis desvios de rota ou viagens iniciadas nos bairros fora do horário previsto. Isso acontece por meio de dispositivos de navegação por satélite, os GPS, instalados em toda a frota.

[Relaciondas_post] A ferramenta também permite saber quais são os carros adaptados para deficientes e organiza uma lista de pontos e linhas preferenciais ou mais utilizadas. Além disso, o usuário pode visualizar uma foto do ponto de ônibus selecionado, por meio do recurso Street View, do Google Maps, e ainda informar, dentro do coletivo, qual é o seu ponto de destino. Com isso, o aplicativo aponta o tempo de chegada previsto e ainda pode habilitar um alarme para notificar o passageiro quando o local estiver próximo.

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Ao longo de toda esta quinta-feira (4), instrutores permaneceram em uma tenda, montada no Calçadão da Rua Halfeld, ensinando as pessoas a usarem o novo sistema. Quem tinha celular smartphone pôde baixar o aplicativo na hora, já que uma rede de internet sem fio foi disponibilizada para o local. Conforme o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, uma equipe permanecerá no Calçadão pelo menos até quarta-feira. “Só ouvi elogios no primeiro dia, pela inovação e pela iniciativa do projeto. Somente na noite de quarta-feira tivemos mais de dois mil downloads, o que mostra o interesse da população pela ferramenta.”

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A funcionária pública Luciene Thomé, 53 anos, moradora do Bairro Mariano Procópio, gostou do aplicativo. “Vou esperar menos os ônibus nos pontos, e isso é muito bom.” Para a estudante de enfermagem Janaína Martins, 34, residente no Borboleta, o CittaMobi também contribuirá na questão de segurança. “Eu estudo à noite no Granjas Betânia e, por duas vezes, fui assaltada no ponto. Acredito que agora ficarei menos tempo aguardando o ônibus.” Já o estudante Dilan Souza, 19, espera perder menos ônibus a partir de agora, no entanto, ele ressaltou da necessidade de a internet 3G está com bom sinal.

Ainda em 2015, a Prefeitura pretende instalar painéis informativos em pontos movimentados da região central. Estes equipamentos mostrarão em uma tela de televisão o tempo previsto para a chegada dos próximos ônibus em determinado local.

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