Ícone do site Tribuna de Minas

Calendário da segunda dose contra a Covid-19 avança nesta sexta-feira

vacina fernando priamo destacada
PUBLICIDADE

A aplicação de segundas doses de vacinas contra a Covid-19 continua nesta sexta-feira (5) conforme o calendário da campanha de imunização da Secretaria de Saúde, em 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI).

Para quem recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, o público contemplado para a segunda dose nesta sexta é aquele que deveria ter recebido a segunda aplicação até 19 de outubro. Esta população pode comparecer ao PAM-Marechal ou a uma das dez UBSs referência (ver relação abaixo).

PUBLICIDADE

Já as segundas doses de Coronavac devem ser buscadas conforme a data descrita no cartão de vacina, nos mesmos pontos: PAM-Marechal ou nas dez UBSs de referência.

PUBLICIDADE

No caso de quem vai receber a segunda dose da Pfizer, deve se vacinar nesta sexta aqueles que receberam a primeira aplicação até 10 de setembro. A antecipação ocorre devido à mudança no intervalo entre uma dose e outra, definido pelo Ministério da Saúde, de 12 para oito semanas. Esses indivíduos podem se dirigir ao PAM-Marechal, às dez UBSs referência e outras 36 UBSs.

Outros públicos

As doses de reforço são destinadas, nesta sexta, aos trabalhadores da Saúde de 29 anos ou mais que receberam a segunda dose contra a Covid-19 há pelo menos seis meses e aos idosos de 60 anos ou mais que receberam a segunda também há seis meses ou mais. Os imunizantes serão aplicados nas dez UBSs referência, nas outras 36 UBSs ou no PAM-Marechal.

PUBLICIDADE

Os idosos a partir de 60 anos, que vão receber primeira, segunda dose ou a vacina de reforço, também podem ser vacinados no DSI.
Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber a dose de reforço. Este público pode ser vacinado no PAM- Marechal, das 12h30 às 18h, e nas dez UBSs referência, das 8h às 12h.

Horários
Há variação de horários dependendo do posto de vacinação. Nas dez UBSs de referência, os imunizantes ficam disponíveis das 8h às 11h e das 13h às 16h; nas outras 36 UBSs, a vacinação ocorre das 8h às 11h. No PAM-Marechal, o horário é de 12h30 a 18h.
No Departamento de Saúde do Idoso, a imunização contra a Covid-19 é destinada exclusivamente aos idosos de 60 anos ou mais, visando a proporcionar maior conforto a este público prioritário, ocorrendo das 8h às 11h.

PUBLICIDADE

Documentos

Quem vai receber a dose de reforço da vacina de Covid-19 deve estar com documentos em mãos. Os profissionais da área da saúde com vínculo ativo devem consultar a listagem no site da PJF. Já o trabalhador autônomo deverá apresentar o Termo de Responsabilidade Autônomo e Profissional, os documentos pessoais, além de um documento ou certificado que comprove estar atualmente está em atividade; e o cuidador de idoso, além da documentação geral, deve levar no ato da vacinação o Termo de Responsabilidade Familiar e Profissional, juntamente com a cópia dos documentos. Todas as pessoas que vão se vacinar devem apresentar também a ficha de vacinação preenchida com os seus dados pessoais.

As pessoas que vão receber a primeira dose precisam apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto – como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista, e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, a ficha de vacinação preenchida, além do comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Os adolescentes que não tiverem estes documentos podem apresentar a certidão de nascimento, além do comprovante de residência. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem vai ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de residência. Também deve-se apresentar o formulário impresso, cujo modelo está disponível no site da PJF.

As demais pessoas que vão receber a D2 ou os idosos que vão receber a dose de reforço precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição para receber a terceira dose. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da segunda dose.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile