Mais de 19 mil candidatos irão realizar a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (4) em Juiz de Fora, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova de linguagens e ciências humanas, além de redação, está marcada para iniciar às 13h30, sendo que os portões nos locais do exame abrem ao meio-dia e devem fechar às 13h.
Para o exame, os inscritos devem levar, obrigatoriamente, caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação original com foto. Não serão aceitos cópias simples, autenticadas ou documentos sem foto. Em caso de perda ou roubo, é necessário apresentar Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial de, no máximo, 90 dias em relação ao primeiro domingo de aplicação do exame. O Inep aconselha, ainda, que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, que indica o número de inscrição, local de prova, datas e horários. Caso necessário, o concorrente pode levar, também, a declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe de sala.
Segundo o Inep, determinados itens são proibidos de serem utilizados durante a prova. São eles: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos; fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.
De acordo o Inep, são esperados mais de 5,5 milhões de candidatos neste domingo. A estrutura para aplicação do exame envolve 10.718 locais em todo o país, contando com quase 600 mil pessoas envolvidas. Em Minas Gerais, 188 municípios realizarão a prova, sendo 1.057 lugares de avaliação. Segundo o Inep, foram impressas mais de 11 milhões de provas. A divulgação oficial dos gabaritos está prevista para acontecer em 14 de novembro, sendo que os resultados serão publicados apenas em janeiro de 2019.
Horário de verão preocupa candidatos
O Ministério da Educação (MEC) alerta para o início do horário de verão. À meia-noite de sábado (3) para domingo, os relógios foram adiantados em uma hora em alguns estados do país, incluindo Minas Gerais.
O estudante Renê Medeiros de Faria, de 17 anos, que irá prestar a prova do Enem neste domingo já se programou para evitar transtornos com o relógio. “Resolvi mudar meu relógio um dia antes, só para adequar com o horário de verão.”
Pensando o mesmo, a estudante Gabriela Lima Façanha, 18, também decidiu alterar o horário do celular alguns dias antes. “Eu me programei para trocar o horário do meu celular para, naqueles dois dias antes, já me acostumar com o horário de verão e não ter problema.”
Outra alternativa encontrada pelos candidatos é acordar mais cedo que o usual, como sugerido pelo estudante Henrique Lacordia Machado, 17. “Pretendo acordar uma ou duas horas mais cedo para poder levantar e preparar meu psicológico. Acho que o horário de verão não vai interferir muito”, conta. O jovem acredita que uma boa alimentação faz parte de uma melhor preparação para a prova. “Pretendo me alimentar bem e relaxar, para ir tranquilo.”
Settra prepara esquema especial
Os candidatos irão contar com horários e ônibus extras, disponibilizados pela Settra da Prefeitura de Juiz de Fora. O trânsito na região da UFJF também será alterado devido ao exame.
Tanto neste primeiro domingo de prova, quanto no segundo, em 11 de novembro, as linhas 545 e 555 (Universidade) irão contar com 13 veículos a mais, que operam a partir de 9h. Os ônibus da linha 545, com saída do Centro entre 10h30 e 13h, atendem, também, à Faculdade de Engenharia.
A linha 755 (Zona Norte/UFJF) oferecerá suporte especial, saindo do Bairro Santa Lúcia às 10h50. Já a linha 221 (Bom Pastor) realizará atendimento ao Colégio João XXIII, com saída às 11h45 do bairro, com veículo extra. Para atender à Faculdade Machado Sobrinho, as linhas 213 e 215 (Cruzeiro do Sul) sairão do Bairu a partir de 11h04, 11h18, 11h33, 11h47 e 12h02.
O trânsito próximo à UFJF sofrerá alteração entre 12h e 19h. A Rua José Lourenço Kelmer irá operar em mão única, entre o Portão Norte da UFJF e o trevo do Jardim Casablanca, nesta direção. Já a Rua Lauro Teles de Mesquita terá inversão de sentido. Os veículos que partem do Centro com destino à UFJF deverão realizar o seguinte trajeto: Avenida Pedro Henrique Krambeck, ruas Lauro Teles de Mesquita e José Lourenço Kelmer.
Já os ônibus que se destinam ao Bairro São Pedro devem transitar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Antônio Rufino, Avenida Presidente Costa e Silva, enquanto os coletivos com destino à UFJF devem passar pela Avenida Pedro Henrique Krambeck, Rua Lauro Teles de Mesquita, até a Universidade.