
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp) e da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, em parceria com a Polícia Militar de Meio Ambiente, realizou uma vistoria na Represa Dr. João Penido, no Condomínio Marina da Remonta, após receber denúncia de desmatamento.
Durante a fiscalização, na sexta-feira (3), foi constatado crime ambiental envolvendo a supressão de fragmento de mata nativa com uso de maquinário. Ao perceber a chegada das equipes, o operador da máquina abandonou o local e fugiu. O equipamento foi apreendido pela Polícia Ambiental, e o responsável pelas intervenções foi notificado a se apresentar.
Em outra área da represa, os agentes também encontraram desmatamento e uma queimada de grandes proporções. A gravidade das ocorrências foi registrada por meio de sobrevoo com drone, que possibilitou avaliar a dimensão dos danos ambientais. As penalidades para infrações desse tipo podem chegar a R$ 500 mil.