Ícone do site Tribuna de Minas

Transporte de carga especial de 540 toneladas reduz fluxo na BR-040

mega carreta editada

(Foto: Divulgação)

PUBLICIDADE

O fluxo de veículos na BR-040, no sentido Rio de Janeiro, será reduzido nesta quinta-feira (4), com a passagem de outra carga especial de mais de 540 toneladas pela área da cidade. A terceira fase da operação de transporte de um transformador de grandes proporções acontece entre o km 639, em Conselheiro Lafaiete, e o 773, em Juiz de Fora, das 8h às 16h. Entretanto, conforme a concessionária responsável, a EPR Via Mineira, existe a possibilidade de o deslocamento pelo trecho não ser concluído hoje. O destino final é o município de Itaguaí, no Rio de Janeiro.

Todo trajeto conta com autorização e escolta da PRF (Foto: EPR Via Mineira/Divulgação)

A terceira fase da operação, diferentemente das outras, é realizada em período diurno, o que poderia significar maiores preocupações sobre a segurança dos motoristas, mas, segundo o coordenador de operações da EPR Via Mineira, Luiz Ricardo Rodrigues, a situação não é tão perigosa assim: “A partir de agora, a operação acontece em período diurno, porque há pontos que permitem paradas seguras para ultrapassagens, sempre com acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da nossa equipe profissional para garantir convivência segura entre os veículos.” Mesmo assim, ele reforça a necessidade de atenção redobrada durante a passagem do comboio.

PUBLICIDADE

O deslocamento começou nessa segunda-feira (1º), em Olhos D’água, no km 543,8 da BR-040. As dimensões da carga aumentaram a complexidade da operação, tendo em vista os 99,70 metros de comprimento, 6,90 de largura, além de 5,60 de altura. “Uma operação dessa complexidade exige planejamento detalhado e alinhamento entre diferentes instituições. Trata-se de uma ação semelhante à realizada em agosto”, destaca Rodrigues.

Mais duas operações de cargas especiais estão previstas para as próximas semanas e terão detalhes comunicados previamente, conforme a empresa. A concessionária também orienta os motoristas a verificarem as condições da rodovia em tempo real pelo telefone 0800 003 1040, Canal do WhatsApp ou, então, pelo perfil oficial da EPR Via Mineira no X.

*Estagiário sob supervisão do editor Gabriel Silva

Sair da versão mobile