
Há 13 anos, o Instituto Amargen promove atividades educativas, culturais e esportivas para crianças em contexto de vulnerabilidade social. Contudo, no momento, o projeto enfrenta dificuldades – sobretudo, financeiras – para se manter, como revelado pela diretoria. Para auxiliar no momento, será realizado o Bazar da Gente, evento semestral que acontece no próximo sábado (6), das 11h às 16h, no Serrano Hotel, localizado na Rua Santa Rita 399, no Centro de Juiz de Fora
O objetivo do bazar, segundo a gestora de captação de recursos do Amargen, Lara Leite, é justamente captar recursos para sustentabilidade dos projetos do Instituto. “Fazemos o evento em parceria com um brechó da cidade, do qual recebemos as roupas disponíveis, além do hotel que sediará o evento. Para participar, é necessário pagar uma taxa de contribuição no valor de R$ 5. Quem entrar, fica à vontade para escolher as peças de roupa com preços acessíveis, entre R$ 5 e R$ 50”, explica.
Lara ainda destaca que é feita uma curadoria para selecionar as roupas de maior qualidade e em bom estado para que as pessoas também participem deste formato de consumo de moda: consciente e sustentável. Um dos diretores do Instituto Amargen, Raphael Leonello, acrescenta ainda o papel fundamental das empresas do município e da região no momento de captação de recursos.
“É muito importante que elas contribuam não apenas para o nosso trabalho, mas para o de todos os projetos sociais e instituições. Acreditamos que o fortalecimento da pessoa jurídica para essas organizações seja essencial para a evolução e manutenção da nossa atuação. Muitas vezes, recebemos doações e apoios pontuais – o que é interessante, mas os feitos de forma recorrente possibilitam a nossa existência a longo prazo.”
Campanha de apadrinhamento
Atualmente, o Amargen atende 160 crianças, mas apenas 53 foram apadrinhadas, o que representa 33% do total. A campanha de apadrinhamento, segundo a diretora Lívia Silveira, consiste em colocar os sonhos das crianças em cartinhas disponíveis no site da instituição (institutoamargen.com.br). Pessoas interessadas podem escolher uma delas e contribuir de forma mensal.
“É uma ótima forma de nos ajudar. Ainda há dois terços de crianças a serem apadrinhadas. Contamos demais com o apoio da sociedade civil”, afirmou Lívia. Para os padrinhos, são enviados relatórios de atividades, convites e informações mensais para manter a proximidade com as crianças.
Atuação e sede do instituto
O Instituto funciona há três anos e meio na sede atual, localizada na Rua Professor Inácio Werneck 35, no Bairro Dom Bosco. As atividades são realizadas de segunda a sábado com crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, além de jovens e adultos em programas de geração de renda, capacitação, empreendedorismo e empregabilidade.
Outro eixo de atuação é o cuidado com a qualidade de vida, incluindo segurança alimentar e atendimentos psicológicos, odontológicos e jurídicos. “O Amargen é uma ponte de oportunidades que criamos para trazer acesso de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco, para construir um futuro melhor para todos”, diz Lívia.
‘Ponte de oportunidades’
Entre os beneficiados está Kailaine Rodrigues de Sá, que atualmente trabalha como jovem aprendiz na gráfica montada pelo Instituto. “Todo o dinheiro arrecadado com vendas aqui é revertido em educação e alimentação das crianças. Funciona de segunda a quinta entre 13h e 18h e no sábado das 9h às 12h. Fazemos cartões, flyers e muito mais. O serviço surgiu a partir de uma demanda do bairro”, contou.
Kailaine iniciou no Instituto em 2021 com aulas de reforço escolar e jiu-jitsu. Após uma pausa, voltou para as aulas de marketing, se formou e recentemente recebeu a oportunidade de atuar na instituição.