
Em 2023, o mês de agosto atingiu a marca de mais chuvoso dos últimos 37 anos. De acordo com dados da Estação Meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 69,2 milímetros de chuva foram contabilizados em Juiz de Fora. O último registro de uma quantidade de chuva tão significativa em agosto ocorreu no ano de 1986, quando o Inmet registrou um volume de 77,2 milímetros de chuva no mesmo mês.
Como aponta o Inmet, no total, foram quatro frentes frias associadas a massas de ar polar de moderada a alta intensidade que se deslocaram pelo litoral da região sudeste do país neste ano durante agosto, que, historicamente, é o segundo mês que apresenta o menor volume de chuva (18,5mm). Segundo o órgão, essas condições influenciaram as chuvas e as temperaturas registradas na cidade. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (4) pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
No Sudeste do Brasil, o período de maior intensidade de chuvas ocorre entre os meses de outubro a março. Entretanto, as primeiras pancadas de chuva costumam acontecer na segunda quinzena de setembro, atestando para o declínio da estação seca. “Estamos sobre a atuação do fenômeno climático El Niño de forte intensidade, que tende a provocar condições mais extremas. Isso proporcionou a ocorrência de chuvas mais severas e com volumes mais significativos, como a ocorrência de granizo em algumas regiões da cidade, no dia 20 de agosto”, afirmou Eduardo Oliveira, geógrafo e supervisor de mapeamento e monitorização de riscos da Defesa Civil, por meio da assessoria da PJF. Segundo ele, a chuva fora de época que acometeu o mês de agosto ocorreu devido à ampla oscilação das condições meteorológicas, considerando as alternâncias de atuação de massas de ar frias e quentes.
Ações da Defesa Civil em agosto
Segundo a Prefeitura a equipe da Defesa Civil vem atuando de forma preventiva, sendo que quase 70% das vistorias técnicas realizadas pelo órgão tiveram esse caráter. Em agosto, a Defesa Civil participou do primeiro workshop “Boas Práticas para Adesão das Comunidades aos Exercícios Simulados com Barragens”, promovido pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) em Itabira (MG). A equipe da Defesa Civil também realizou palestras e oficinas em escolas, entre outras ações.
Leia mais notícias sobre Juiz de Fora aqui.