Ícone do site Tribuna de Minas

Direito, Comunicação e Psicologia debatem judicialização da vida e liberdade de expressão

Serviços odontológicos gratuitos são oferecidos pela Estácio JF

Atendimento odontológico gratuito na Estácio

PUBLICIDADE

Buscando contribuir com o debate sobre as decisões do campo de atuação do Direito e da Psicologia sobre a vida do sujeito no campo da saúde, os cursos de Direito e Psicologia do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora promovem aula magna sobre a “Judicialização da Vida”, nesta quarta-feira (5). O evento vai reunir a defensora pública Jeanne Pereira Barbosa, o advogado e membro da comissão de Direito Criminal e Assuntos Prisionais da OAB/MG de Juiz de Fora, Ricardo Braida, professor da Estácio, e a vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Integradas sobre Drogas (Compid), e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Pâmela Dias Vilella Alves.

Conforme a organizadora da aula e professora dos cursos de Direito e Psicologia da Estácio, Silvana Sottani, a discussão pretende colocar em pauta questões que envolvem as violações sobre o corpo e a própria legislação que regula a autonomia do sujeito sobre seu corpo.

PUBLICIDADE

“A gente tem vivido uma série de casos de internações compulsórias, laqueaduras involuntárias, castração química e outras violações sobre o corpo. A ideia do debate é propor uma interlocução entre o campo do Direito e da Psicologia e entender como estas áreas lidam com as violações sobre o corpo e como o princípio de autonomia tem sido corrompido por uma série de decisões judiciais, que acabam negando essa direito do sujeito sobre seu próprio corpo. É um diálogo importante estes cursos estarem junto”, ressalta.

PUBLICIDADE

O evento é gratuito e aberto ao público, sem necessidade de prévia inscrição, e vai acontecer no Centro Universitário Estácio Juiz de Fora, nesta quarta-feira (5), a partir das 7h30, na Avenida Presidente João Goulart 600, Cruzeiro do Sul, Juiz de Fora.

Liberdade de expressão
À noite, os cursos de Comunicação — jornalismo e publicidade —, e de Direito organizam a aula magna “A garantia constitucional de liberdade de expressão: da notícia à publicidade”. O evento vai reunir o mestre em direito público e professor de direito constitucional da Estácio, Márcio Gil Tostes dos Santos, o doutor em ciência política, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e jornalista Paulo Roberto Figueira Leal, e o diretor executivo da agência Go! Mídia,Cristiano Coppus. O evento, que também é gratuito e aberto ao público, vai acontecer a partir das 19h.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile