Ícone do site Tribuna de Minas

Volta às aulas na UFJF terá programação especial

ufjf fernando

Alunos fazem provas nos três anos do ensino médio buscando vaga na UFJF por meio do processo seletivo. Este ano, cerca de 35 mil estão inscritos (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

Com o início do segundo semestre letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mais de 20 mil alunos se preparam para retomar a rotina acadêmica na próxima segunda-feira (6). Neste semestre, conforme a instituição, são esperados 1.286 calouros no campus Juiz de Fora e 271 no campus avançado de Governador Valadares. Para receber os novos alunos e dar instruções sobre o funcionamento da universidade, será realizado um evento de boas-vindas aos calouros na terça-feira (7), que contará com uma recepção do reitor Marcus David, show da sambista Sandra Portella e outras atrações, a partir das 17h, na Praça Cívica.

Em relação aos trotes, a UFJF ratificou sua posição de proibição dos trotes no campus universitário, conforme Lei Municipal. Entretanto, de acordo com a instituição, ações solidárias são estimuladas e realizadas pelos alunos dos cursos de Engenharia de Produção e da área de saúde.
O Instituto de Artes e Design também possui programação especial para a integração de calouros e veteranos. A Semana do Calouro do Instituto de Artes e Design (Séca) acontece no início do período letivo e conta com palestras, oficinas ministradas por professores, alunos e artistas locais, além de uma feirinha, onde os estudantes podem expor e comercializar suas produções.

PUBLICIDADE

Serviços

Ainda de acordo com a UFJF, as 18 bibliotecas da instituição – biblioteca central e 17 unidades setoriais, localizadas nas diversas unidades acadêmicas e culturais com acervos especializados, e o Restaurante Universitário (RU), também voltam a funcionar normalmente. Em obras e reformas desde o início do recesso acadêmico, o RU unidade Centro, volta a servir almoço, a partir desta segunda-feira.

PUBLICIDADE

Aumento no fluxo de veículos

De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), a volta às aulas na universidade pode comprometer o tráfego de veículos na cidade. A estimativa é que o fluxo volte ao normal observado durante o período letivo na instituição e nas redes municipal e estadual, o que equivale a um aumento 20% em comparação ao período de férias. Nesta semana, 45 mil alunos das escolas municipais e 35 mil alunos das escolas estaduais voltaram às aulas.

Segundo a Settra, as linhas de transportes coletivos que atendem o campus – 525, 535, 545 e 555 – voltam a circular normalmente a partir desta segunda. Em relação aos possíveis transtornos causados pelas intervenções na BR-440, no Bairro São Pedro, Cidade Alta, a pasta informou que os “impactos são momentâneos”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile