No dia mais frio do ano até agora em Juiz de Fora, com termômetros oficiais marcando 8,7 graus na madrugada terça-feira (4), 58 militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizaram a tradicional travessia da Represa Doutor João Penido. A 10ª edição do Desafio de Inverno encerra as ações da Semana da Prevenção do 4º Batalhão de Bombeiros Militar.
Por volta de 6h, os oficiais deram início ao evento atravessando o trecho de mil metros da represa sem o uso de equipamentos ou roupas especiais. Segundo o Inmet, no momento da atividade, a temperatura no termômetro oficial localizado no campus da UFJF marcava 9,1 graus. Para os Bombeiros que estavam na represa, a sensação era de temperaturas ainda mais baixas. Após a travessia, os militares seguiram correndo até a sede do 4º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Brasil, totalizando 13 km de corrida.
O desafio tem como objetivo apresentar e ressaltar as características dos profissionais, como coragem, disciplina, vigor físico e superação de fatores adversos, entre eles, o frio, a umidade e o cansaço. As atividades compõem o calendário de comemorações relacionadas ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado no último domingo. Durante a Semana da Prevenção, os militares realizaram várias ações pela cidade para divulgar importância de uma cultura de prevenção, principalmente contra acidentes e incêndios.