Ícone do site Tribuna de Minas

Semana do Meio Ambiente tem programação especial em Juiz de Fora

meio ambiente
Feira aconteceu na praça do Bairro Bom Pastor (Foto: Bárbara Landim)
PUBLICIDADE

A manhã de sol tímido deste sábado (4) marcou o início das comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente em Juiz de Fora, com atividades na Praça Poeta Daltemar Lima, Bairro Bom Pastor, Zona Sul. Quem passou pelo local, pode conferir atividades de educação ambiental, ações de combate a uso e consumo de agrotóxicos e até participar, de forma gratuita, de oficinas de produção de hortas caseiras. Além disso, o local também abrigou feirinhas de produtos orgânicos e artesanatos, além de adoção responsável de animais. Ao longo da semana, a programação conta com diversas ações de conscientização, trazendo para a discussão temas da área de saúde, educação, consumo de alimentos orgânicos e agroecológicos e preservação ambiental.

O tema do evento, “Uma só Terra”, foi escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), para abordar a importância de uma vida mais sustentável e da preservação à natureza. De acordo com a titular da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, “o lema lembra que todos devem cuidar da casa da humanidade, que é o planeta. Para isso, Poder Público, iniciativa privada e população devem agir, buscando práticas mais responsáveis com o meio ambiente”.

PUBLICIDADE

Neste domingo (5), dia em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades ocorrem no Parque da Lajinha e estão relacionadas ao trabalho de prevenção de zoonoses, com a exposição de práticas de cuidados com animais peçonhentos e combate à dengue. Ocorre, ainda, a campanha de troca de mudas por agasalhos e a continuidade de campanha de adoção de animais.

PUBLICIDADE

Na segunda-feira, na sede da Prefeitura, será feita a divulgação das ações e do canal de denúncias da Sesmaur da campanha Queimada Mata. Já na terça, às 14h, no Museu Ferroviário, dentro do Programa Nossa Água, haverá apresentação dos produtores rurais contemplados no Projeto Individual de Propriedade. Na quarta-feira, às 8h, no Parque da Lajinha, acontecerá o projeto Escola no Parque, que consiste em visita com caminhada orientada para alunos de escolas públicas e particulares, chamando a atenção dos estudantes para práticas de preservação e apresentando as características da flora e da fauna locais. O agendamento deve ser feito por meio do telefone 3690-7771 ou pelo e-mail: parquedalajinha@pjf.mg.gov.br.

Na quinta-feira, às 15h, vai ser lançado o edital Caminhos das Artes Urbanas, que visa a contemplar quatro projetos de artes visuais a serem realizados em pontos de ônibus da cidade. No próximo sábado, às 8h, no final da Rua Doutor Constantino Paleta, acontece a ação Limpa Trilha, uma caminhada guiada pela trilha do Tostão, em que os participantes vão recolher resíduos encontrados pelo caminho, para sensibilizar a população sobre esses cuidados. As inscrições para esse evento devem ser feitas pelo formulário disponibilizado no site da PJF.

PUBLICIDADE

No último dia da Semana do Meio Ambiente, domingo (12), a programação vai acontecer no Parque da Lajinha e conta com eventos a partir das 9h. Vão ser realizadas visitas orientadas com vagas limitadas, e o agendamento pode ser feito por meio do telefone 3690-7771 ou pelo e-mail: parquedalajinha@pjf.mg.gov.br. A programação completa pode ser conferida no site da PJF.

Sair da versão mobile