Ícone do site Tribuna de Minas

Vacinação contra Influenza terá drive-thru nesta segunda-feira

vacina gripe by fernando priamo
PUBLICIDADE

Após dois dias sem aplicação de doses contra a Influenza (na quinta e na sexta-feira passadas), a Prefeitura reforça, nesta segunda-feira (7), a vacinação contra a doença em drive-thru na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que funciona das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced). Além deste ponto, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também atenderá ao público-alvo da campanha, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Nesta etapa, as doses são destinadas a idosos e professores das redes pública e privada. No entanto, quem perdeu a primeira fase também pode ser imunizado.

A Prefeitura destacou oito UBSs para a aplicação dos imunizantes contra a Covid-19 pela manhã, que são os casos das unidades do Bairro de Lourdes, Benfica, Centro Sul, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças, Santa Luzia, São Pedro e Vila Ideal. Nelas, a vacinação contra Influenza acontece apenas no turno da tarde, das 13h às 16h.

PUBLICIDADE

Além desses postos, os idosos podem procurar a vacina contra Influenza também no Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16h. Já as grávidas, puérperas e crianças de seis meses a seis anos incompletos (público-alvo da primeira etapa) podem se dirigir ao Departamento da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, das 8h às 14h. Os pais são orientados a levar o cartão de vacina dos seus filhos. O imunizante não é indicado para menores de seis meses e indivíduos com histórico de alergia grave a ovo.

PUBLICIDADE

Como as campanhas de vacinação são realizadas simultaneamente, a Vigilância Epidemiológica pede para as pessoas já imunizadas levarem o cartão de vacinação da Covid-19. É preciso um intervalo de, pelo menos, 14 dias entre a aplicação de uma vacina e da outra.

De acordo com o Município, há 67.506 pessoas vacinadas contra a Influenza em Juiz de Fora, o que representa cobertura de 49,12% do total, em parcial levantada na terça-feira (1º).

PUBLICIDADE

Inclusão de caminhoneiros e profissionais das forças de segurança

A última fase da campanha contra a Influenza terá início na quarta-feira (9) com o grupo formado por caminhoneiros, membros das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, além das pessoas comorbidades que tenham indicação médica para tomar a vacina. Essa etapa da vacinação contra a Influenza se estenderá até o dia 9 de julho.

O imunizante oferecido é o trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e seus impactos sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid -19.

PUBLICIDADE

Confira os locais e os horários de vacinação contra Influenza para cada grupo:

-Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos – Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), de 8h às 14h, e nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.
Grávidas e Puérperas – Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA), de 8h às 14h, e nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.
Idosos de 60 anos ou mais – Departamento de Saúde do Idoso, das 9h às 16h, e nas UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.
Professores das redes pública e privada – UBSs, das 8h às 11h, e das 13h às 16h.

Repescagem contra a Covid-19 neste sábado

A Secretaria de Saúde vai concentrar a aplicação da vacina contra a Covid -19 exclusivamente na UFJF neste sábado (5). A repescagem será destinada às pessoas com comorbidades e deficiências permanentes e que tenham 40 anos ou mais, grávidas e puérperas com comorbidades e também aqueles que podem receber a segunda dose, de acordo com a data de retorno marcada no cartão.

A vacinação ocorre das 9h às 16h, no estacionamento da Faculdade de Educação (Faced) da universidade. A modalidade drive-thru é aquela em que as pessoas são vacinadas dentro dos carros, facilitando a imunização daqueles que têm dificuldade de locomoção. Não haverá aplicação de doses em outros pontos no sábado.

PUBLICIDADE

Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o coronavírus encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC=40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme.

As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista completa das comorbidades atendidas neste momento pode ser verificada no site da PJF, assim como os documentos necessários para comprovar a comorbidade.

No ato da vacinação as pessoas devem apresentar além do atestado da comorbidade, originais e cópias de Documento de Identidade (RG), CPF – nos casos que o número não conste no RG – e comprovante de residência.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile