Ícone do site Tribuna de Minas

Servidores administrativos da Seds fazem paralisação

PUBLICIDADE

Servidores administrativos da Secretaria de Defesa Social (Seds), do Governo de Minas Gerais, paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (4) em todo o estado. Na cidade, cerca de 50 funcionários fizeram manifestação com cartazes em frente ao Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Juiz de Fora (Ceresp), no Bairro Linhares, Zona Leste. A categoria pleiteia melhorias na remuneração, valorização da atividade acadêmica e manutenção das condições básicas de trabalho, que teriam sido violadas pela superlotação das unidades prisionais e a não convocação de concursados.

Segundo um dos representantes do Sindicado dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindipúblicos-MG), André Luís de Oliveira, os servidores administrativos nas carreiras de auxiliar executivo, assistente executivo e analista executivo querem que os salários sejam equiparados aos concedidos para a mesma classe da Polícia Militar. “Todos estes cargos foram criados em 2004 e, em 2011, uma lei autorizou reajuste para todas as carreiras da Seds, porém, excluiu a dos trabalhadores nas penitenciárias e centro socioeducativos. Com isso, nossos vencimentos ficaram defasados”, pontuou.

PUBLICIDADE

As três carreiras englobam, respectivamente, servidores em nível fundamental, médio e superior. Na classe de assistente, estão inclusos técnicos de enfermagem e de saúde bucal, oficineiros e administrativos; já na de analista existem psicólogos, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, advogados, pedagogos e terapeutas ocupacionais. Segundo o Sindipúblicos, estas categorias atuam na ressocialização de presos e de jovens acautelados.

Além de servidores do Ceresp, ação reuniu funcionários das penitenciárias Ariosvaldo Campos Pires e Professor José Edson Cavalieri, Centro Socioeducativo, Hospital de Toxicômano Padre Wilson Valle da Costa e Casa do Albergado José de Alencar Rogêdo (CAJAR). Durante a paralisação de 24 horas, 30% do efetivo em cada unidade foi mantido em seus postos. Parte dos manifestantes seguiu para Belo Horizonte, onde acontece mais uma rodada de negociação.

Em nota, a Seds informou que já tomou conhecimento da paralisação em algumas unidades prisionais e socioeducativas do estado, e que já está tomando todas as providências cabíveis para que haja uma escala mínima de trabalho que não prejudique o andamento dos serviços nos setores administrativos. A Seds disse, ainda, que vem mantendo diálogos com representantes dos servidores, incluindo a realização de reuniões com dirigentes sindicais.

PUBLICIDADE

“Na primeira quinzena de abril, o secretário de Estado de Defesa Social, Bernardo Santana, enviou à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) um documento que reconhece a legitimidade das reivindicações da categoria, no sentido de que os vencimentos dos servidores administrativos da Seds são inferiores aos da mesma categoria na Polícia Militar e na Polícia Civil”, disse a nota.

Sair da versão mobile