Ícone do site Tribuna de Minas

Mais um macaco é encontrado morto em Ewbank

PUBLICIDADE

Um dia após a confirmação da morte de um macaco por Febre Amarela em Ewbank da Câmara, neste sábado (04) um novo animal foi encontrado morto no município. A informação foi confirmada pelo prefeito Zé Maria Novato (PPS). No entanto, segundo o chefe do Executivo, a morte teria sido causada por eletrocussão pois o animal estava caído em uma área próxima à rede elétrica fora do perímetro urbano. “O macaco estava em alto estado de decomposição e, segundo técnicos da Gerência Regional de Saúde, os indícios apontam que o animal teria sido eletrocutado. Apesar disso, o material colhido irá passar por análises para confirmar a causa da morte”, afirma Novato.
Apesar do registro de febre amarela no animal encontrado morto no dia 4 de fevereiro, até o momento, Ewbank está entre os municípios mineiros sem notificação da doença em humanos. Conforme o último boletim epidemiológico, divulgado na sexta (3), ainda há suspeitas de Febre Amarela em investigação em Barbacena, Belmiro Braga, Leopoldina e Ubá, além de um rumor em Rio Novo. O próximo boletim será divulgado na terça-feira.

Vacinação

Um mutirão de vacinação acontece neste sábado e domingo, em que toda a população rural de Ewbank será imunizada. Estão sendo feitos atendimentos pelas unidades de saúde do município à população que ainda precisa ser vacinada. De acordo com o líder do Executivo municipal, durante a semana, a população receberá as doses. “A expectativa é que até a próxima sexta-feira (10) toda a comunidade receba as doses da vacina”, diz Novato. A medida faz parte das orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) quando um caso de epizootia (rumor ou casos em investigação de macacos mortos) é confirmado.

PUBLICIDADE

Em Juiz de Fora

O Exército irá atuar no trabalho de prevenção da febre amarela na cidade, principalmente na região dos bairros Chapéu D’Uvas, Barreira do Triunfo e Paula Lima, mais próximos de Ewbank. A intenção é intensificar o trabalho de campo, o controle vetorial e as informações. Equipes volantes também participarão do trabalho a ser realizado na região nos próximos dias. Até a última sexta-feira, a regional de Saúde de Juiz de Fora já havia recebido 170 mil doses de vacina disponíveis para os municípios sob sua responsabilidade.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile