Os juiz-foranos enfrentaram um sábado (4) de temperaturas elevadas. De acordo com dados da Estação Meteorológica do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima atingiu os 31,4 graus, por volta das 15h. Esta foi a maior temperatura registrada na cidade desde 10 de setembro de 2022, quando fez 31,5 graus.
Em alguns regiões da cidade, o calor pode ter sido ainda mais significativo. Isso porque a estação do Inmet fica no campus da UFJF, uma área naturalmente mais fria do município. Estudos da própria universidade apontam, por exemplo, que em alguns episódios a temperatura da Avenida Getúlio Vargas chega a ser até 7 graus acima do registrado no campus.
A onda de calor é resultado da atuação de uma massa de ar seco e quente na região Sudeste do país, que impede a aproximação das frentes frias. Por causa desta massa, o domingo também deverá ser ensolarado na cidade, com máxima de até 31 graus. É remota a possibilidade de chuvas.
Chuvas voltam na terça-feira
A instabilidade atmosférica, porém, deve voltar nos próximos dias à Zona da Mata de Minas Gerais. Em Juiz de Fora, a previsão é de novas e significativas pancadas de chuvas a partir de terça-feira (7).
Neste mesmo dia, o céu volta a ficar encoberto e a temperatura deverá entrar em declínio. Entre terça e sexta-feira da próxima semana, 10, os termômetros tendem a oscilar dos 17 aos 23 graus, com chuvas a qualquer momento.