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Ideas for Milk chega à reta final

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Fazenda experimental da Embrapa recebe, a partir do dia 6, o Vacathon, em que 20 instituições de ensino participarão da 1ª maratona de programação rural da cadeia do leite
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Juiz de Fora irá sediar a final da segunda edição do Ideas for Milk, uma competição nacional de startups que desenvolvem soluções digitais para o agronegócio do leite. O evento acontece no próximo sábado (9) na sede da Embrapa Gado de Leite. Do total de 83 empresas inscritas na disputa, que já teve outras duas etapas de avaliação on-line, dez foram selecionadas para esta última fase. As finalistas representam os estados de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, sendo uma delas juiz-forana. Na corrida para a conquista do prêmio de R$ 20 mil, oferecido à vencedora, os representantes serão avaliados por investidores e especialistas da área láctea. Serão considerados critérios como impacto econômico, visão de futuro, barreiras de entrada, desenvolvimento e execução.

Paralelo à grande final, será realizado o Vacathon, a primeira maratona de programação rural da cadeia do leite, com 20 equipes de alunos de instituições de ensino superior do país nas instalações da Embrapa, em Juiz de Fora e Coronel Pacheco, entre os dias 6 e 10 de dezembro. Na programação ainda está agendada uma visita técnica ao Instituto de Laticínios Cândido Tostes. A proposta é que os grupos conheçam a rotina de processos da produção leiteira para que possam apresentar projetos na área de ciência da computação.

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O Brasil é o quarto maior produtor de leite do mundo. Em 2016, o setor movimentou R$ 67 bilhões. A cadeia láctea emprega cerca de quatro milhões de trabalhadores e responde por 1/4 do PIB do país. O consumo cresce, em média, 4% ao ano. Os números revelam a importância econômica de uma atividade que pode se beneficiar com o uso de tecnologias que reduzam custos, falhas e aumentem a produtividade, conforme as propostas das startups.

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De acordo com Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, uma das organizadoras do Ideas for Milk, o evento quer incentivar a transformação digital no setor. “A tecnologia vem revolucionando o agro como um todo e também o leite. Como estamos falando de uma atividade intensiva em administração, o produtor precisa tomar muitas decisões ao longo do dia e sua chance de errar é muito grande. Além disso, ele está inserido em um mercado que exige cada vez mais profissionalização e produção em escala, o que o leva, obrigatoriamente, a investir em pecuária de precisão.” O evento tem a parceria das empresas Kick Ventures, Agripoint, Qranio e Carrusca Innovation.

Consolidação
A primeira edição do Ideas for Milk, em 2016, buscou organizar um ecossistema digital em torno da cadeia leiteira, conforme explica o analista da Embrapa Wagner Arbex. “Agora, queremos consolidar este trabalho, por isso, além da competição de startups, faremos o Vacathon, que é um desafio para estudantes. Queremos propor que as empresas que já estão no mercado e quem ainda irá ingressar pensem em soluções para o agronegócio do leite.” Ao reunir demandantes de tecnologia para o setor lácteo e empreendedores, o Ideas for Milk cria um cenário propício aos investimentos. “É um campo fértil para quem quer acompanhar as novas tendências e está em busca de startups em fase bem inicial, que ainda valem pouco diante do potencial que têm”, avalia o diretor do comitê de AgTech da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), Maikel Schiessl.

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