Atualizada às 11h37
O acionamento do freio de emergência de uma composição férrea fechou, pelo menos, duas passagens de nível na região Central de Juiz de Fora na manhã desta quinta-feira (3), após uma pessoa passar na frente do trem, por volta das 8h30, na passagem de nível localizada na esquina das ruas Benjamin Constant e José Calil Ahouagi. Câmeras da MRS Logística flagraram toda a ação (confira no vídeo). As imagens mostram uma pessoa atravessando a linha férrea e, por um triz, ela não é atingida pelo trem.
A composição permaneceu parada na região até a checagem de todos os vagões, bloqueando as passagens da Rua Halfeld e do Bairro Poço Rico, até por volta das 9h30. Na Benjamin, a cancela ficou parcialmente suspensa, mas o tráfego fluía normalmente. Agentes da Settra estiveram no local controlando o trânsito.
Em nota, a MRS reforçou a necessidade de prudência dos pedestres. A concessionária destacou que após o acionamento do freio de emergência, é necessário que equipe precisa percorra toda a composição para verificação de todos os vagões. O procedimento, normalmente, leva de 40 minutos a 1 hora. “É importante que as pessoas tenham a consciência de que o trem é, logicamente, mais largo do que a delimitação da ferrovia (trilhos e dormentes). Temos registrado alguns acidentes por esbarrão da escada da locomotiva, por exemplo.”
Este o segundo acionamento dos freios de segurança na região em cerca de dez dias. No noite do dia 23 de outubro, um rapaz foi atingido pela composição, sofrendo ferimentos na face. Dois dias antes, uma idosa de 86 anos morreu após ser atingida por um outro trem no Barbosa Lage, na Zona Norte.