Um militante dos movimentos sociais voltados para a população de rua, 55 anos, foi esfaqueado no ombro enquanto era atendido na barbearia do Centro POP, unidade da Prefeitura de atendimento à população em situação de rua. O agressor ainda desferiu socos e pauladas em outro homem, 34. O fato ocorreu às 10h desta segunda-feira (3), na Rua Professor Oswaldo Veloso, no Centro. O agressor, que é conhecido do meio policial por envolvimento em diversos crimes na região central da cidade, não foi localizado pela Polícia Militar.
As vítimas foram conduzidas para o Hospital de Pronto Socorro (HPS). Conforme a PM, o homem mais velho foi medicado e liberado. Já a vítima mais nova foi encaminhada para cirurgia com suspeita de traumatismo cranioencefálico. Segundo a Secretaria de Saúde, o paciente estava lúcido, orientado e em observação.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura, o Centro POP acionou a Polícia Militar após o ocorrido e conduziu o militante até o HPS, se responsabilizando, ainda, pela medicação e a condução dele até sua residência.
A secretaria informou ainda que agressões físicas não são comuns no entorno da unidade, e que seus usuários nunca iniciaram qualquer tipo de violação. A pasta promoverá uma articulação com a Polícia Militar, marcada para quinta-feira, a fim de discutir estratégias para reforçar o policiamento na região.
Também foram marcadas ações conjuntas entre as secretarias de Defesa Social e Atividades Urbanas, Demlurb, Policia Militar e Guarda Municipal. Serão realizadas abordagens e recolhimento de lixo e entulhos nas proximidades do Centro POP hoje e dia 19.
Na semana passada, uma briga entre moradores de rua assustou pessoas que circulam ou trabalham no entorno da Praça do Riachuelo. Um homem foi espancado por uma dupla, sendo socorrido pelo Samu. Os comerciantes se queixam dos constantes episódios de violência, que, segundo eles, contribuem para reduzir o movimento de consumidores na região.