A Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Rural de Juiz de Fora terá início no dia 16 de agosto, conforme informou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A campanha se estenderá até 3 de setembro e terá pontos fixos e móveis de vacinação contemplando toda a Zona Rural do município. A vacina antirrábica é recomendada para cães e gatos a partir de três meses de idade, com uma dose por ano.
De acordo com o setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, responsável pela campanha, serão organizadas duas equipes compostas por seis agentes de combate às endemias. Cada um percorrerá rotas estrategicamente programadas para contemplar a totalidade da Zona Rural de Juiz de Fora.
Para isso, estarão disponíveis pontos fixos, correspondentes às áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), igrejas, campos de futebol, entroncamentos, escolas, trevos, dentre outros locais bem conhecidos pela população e de fácil acesso. Pontos móveis também serão disponibilizados, conhecidos como “busca ativa”, eles farão visitas a sítios, fazendas e propriedades rurais e de difícil acesso.
A PJF ainda não divulgou quando a campanha ocorrerá na Zona Urbana.
Vacinação e prevenção
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a raiva em cães e gatos é essencial em função destes animais serem os principais transmissores da doença para o ser humano. Por mais que o município de Juiz de Fora não registre casos de raiva em cães e gatos desde 1998, ainda ocorrem muitos casos da doença em bovinos e equinos, frequentemente na Zona Rural.
Na cidade, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) é o local de referência em casos de mordidas/arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados. O serviço de soroterapia do HPS é referência no tratamento antirrábico na região, para que se avalie a necessidade de aplicação de vacina e/ou soro antirrábico. Esse é um procedimento que representa outra importante ação na prevenção da doença, além da vacinação dos animais.