Pela primeira vez, o Restaurante Popular vai receber produtos da agricultura familiar. Ao todo, 27 toneladas de alimentos serão encaminhadas durante 12 meses. As cooperativas da Agricultura Familiar de Juiz de Fora, classificadas na chamada pública do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o Comida Boa, iniciaram o fornecimento na última terça-feira (2). Entre os itens estão verduras, legumes, frutas e ovos.
Atualmente, o Restaurante Popular serve cerca de mil refeições de segunda a sexta-feira, e 400 durante o final de semana e feriados. Para o nutricionista do Restaurante Popular, Henrique Coutinho, “oferecer alimentação com alimentos da agricultura familiar é cuidar da saúde de quem se alimenta aqui com o consumo de verduras, legumes e frutas frescas, saudáveis, e em paralelo, cuida do meio ambiente e ainda é garantia de renda aos agricultores que estão fornecendo”.
O Comida Boa foi criado pelo decreto N.º 14.478 – de 13 de abril de 2021. Além disso, pela Lei nº 14.422, foi instituída a política municipal de aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, o que pode ocorrer pela Prefeitura de Juiz de Fora por meio de chamadas públicas, com seus próprios recursos financeiros e dispensa de procedimento licitatório.