Neste sábado (3), data em que celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), divulgou editais de chamadas públicas do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar (Comida Boa). Os gêneros alimentícios serão destinados ao preparo das refeições oferecidas aos mais de 5 mil atendidos nas instituições sociais governamentais e não-governamentais do município.
De acordo com a Prefeitura, é a primeira vez que o Executivo realiza compras institucionais da agricultura familiar. Além de garantir uma alimentação nutricionalmente mais saudável, a ação incentiva a geração de renda dos agricultores familiares individuais e também dos que estão inseridos em cooperativas.
Os agricultores familiares que possuem Declaração de Aptidão ao Pronaf podem participar da chamada pública referente ao edital destinado a compra de produtos perecíveis, como verduras, legumes e frutas. Já as organizações formais de agricultores familiares (cooperativas)poderão participar da chamada pública de aquisição de alimentos não perecíveis – feijão, arroz e fubá, entre outros alimentos listados no edital.
Interessados em participar das chamadas públicas deverão apresentar os documentos de habilitação e projeto de venda entre 26 e 30 de julho, das 9h às 17h, de forma presencial, na Subsecretaria de Licitações e Compras, localizada na Avenida Brasil, 2.001, no 6º andar, no Centro. A documentação pode ser enviada também pelos Correios, para o mesmo endereço.
Os editais podem ser acessados por meio deste link: https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/seapa/comida-boa/index.php.
Comida Boa
O Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o “Comida Boa”, foi criado pelo decreto 14.478, de 13 de abril de 2021. O objetivo é promover o acesso à alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar de Juiz de Fora e região. Pela primeira vez, a Prefeitura de Juiz de Fora compra diretamente da agricultura familiar. Mais de 30 instituições sociais serão beneficiadas.