Ícone do site Tribuna de Minas

Ministra da Saúde anuncia credenciamento de 50 novas equipes de saúde da família

saúde da família ministra
PUBLICIDADE

Juiz de Fora irá contar com mais 50 equipes de saúde da família. A portaria para credenciamento dos profissionais será publicada ainda nesta semana pelo Governo federal, de acordo com anúncio feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima. A titular da pasta esteve na cidade nesta segunda-feira (3) para participar da inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jóquei Clube I “Padre José Ernani Seimetz”, na Zona Norte de Juiz de Fora.

De acordo com a ministra, a ampliação das equipes de saúde da família irá possibilitar a implementação de horário estendido em todas as 63 UBSs da cidade. Além disso, o Município também contará com mais uma equipe multiprofissional. “(A medida) reforça, assim, todo o atendimento dos cuidados básicos, de vacinação, das equipes do Brasil sorridente – da saúde bucal. Sabemos que a atenção primária é fundamental para garantir a saúde, não só de casos que não requeiram o especialista, mas de acompanhar o cidadão em todo o seu processo de saúde.”

PUBLICIDADE

Durante coletiva à imprensa, a titular do Ministério da Saúde reforçou que o Governo federal busca mais recursos para equipar as unidades de saúde na cidade. “A saúde da família mostra resultados incríveis: redução de mortalidade infantil; para população adulta, tem um impacto nas doenças crônicas como diabetes e doenças cardiovasculares, ajudando na prevenção e no diagnóstico precoce. Então cada unidade básica de saúde que nasce, nós vemos que são vidas que são preservadas”, diz.

PUBLICIDADE

De acordo com a prefeita Margarida Salomão (PT), as novas equipes serão distribuídas entre todas as UBSs de Juiz de Fora. “Vamos ter possibilidade de cobertura total da cidade e com todas as UBSs, não apenas as que hoje estão já nesse programa, funcionando em horário alongado.”

Questionada sobre as obras do Hospital Universitário da UFJF, a ministra disse não haver novidades, mas informou que o Governo federal trabalha para que o equipamento funcione “em plenas condições muito em breve”.

PUBLICIDADE

UBS Jóquei Clube I é inaugurada

Na tarde desta segunda-feira, a nova UBS Jóquei Clube I “Padre José Ernani Seimetz”, na Zona Norte de Juiz de Fora, foi inaugurada. O equipamento, que funciona na Rua José Basílio da Costa 110, irá substituir o já existente, da Rua Antônio Armando Pereira 140. A inauguração contou com a presença da ministra da Saúde do Governo Federal, Nísia Trindade Lima, entre outras autoridades municipais e lideranças comunitárias.

Durante a cerimônia, a prefeita Margarida Salomão ainda anunciou que o prédio onde funcionava a UBS passará por reforma. Após as intervenções, será instalado um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para crianças e adolescentes. Além disso, junto à nova UBS, também será construído um CAPS para adultos.

PUBLICIDADE

“Nós estamos comemorando uma grande vitória, e essa vitória depende exatamente de que a gente consiga fortalecer, no Brasil inteiro, o Sistema Único de Saúde (SUS), que é o plano de saúde de todo brasileiro e do qual nós podemos e devemos nos orgulhar”, ressaltou Margarida.

De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a nova UBS trará melhorias nas condições para usuários e servidores. A obra havia se iniciado em 2016, mas foi paralisada. A retomada das intervenções ocorreu em março de 2023, de forma a atender demanda de mais de duas décadas da comunidade.

A nova UBS contará com quatro equipes de saúde da família completas, dentista e assistente social, e fornecerá cobertura para até 11 mil pessoas nos bairros Jóquei Clube I e parte do Barbosa Lage. Ainda conforme a PJF, o investimento foi de R$ 1.854.282,20. Parte do valor foi oriundo de emenda parlamentar do então mandato da prefeita, enquanto deputada federal, no valor de R$1,5 milhão, enquanto o restante foi contrapartida do Tesouro municipal.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile