Ícone do site Tribuna de Minas

Grupo faz ato ecológico nas margens do Paraibuna

Foto: Felipe Couri
Material recolhido seria entregue a uma equipe do Demlurb ao final da caminhada para ter o destino correto (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

Espalhar atos de bondade por toda a Juiz de Fora, mostrando que gentileza nunca é demais. Pelo contrário, só faz bem e deixa muitas pessoas felizes. Essa é a proposta do Grupo Persona que, neste sábado (3), não teve medo o frio do início da manhã e arregaçou as mangas para cuidar do Rio Paraibuna. Com cerca de 20 integrantes munidos de sacos plásticos pretos e luvas, a trupe, que começou como grupo de teatro, capitaneada por Rodrigo Braga, percorreu as margens do rio. Dividida, uma equipe tomou o rumo à ponte da Rua Benjamin Constant, enquanto a outra seguiu no lado oposto, em direção a ponte de Santa Terezinha.

Papel, saquinho de biscoito, latas, garrafas de água e todo o tipo de lixo encontrado pelo caminho foi recolhido. O material, de acordo com Rodrigo, seria entregue a uma equipe do Demlurb ao final da caminhada para ter o destino correto. “Queremos fazer algumas ações práticas pela cidade e tivemos a ideia de fazer uma caminhada nas margens do Rio Paraibuna, para recolher lixo, a fim de gerar uma conscientização ambiental, para que não haja descarte de lixo no rio, que é patrimônio natural de Juiz de Fora”, ressaltou Rodrigo.

PUBLICIDADE

O projeto começou como um grupo de teatro e agora vem mudando seu foco. “Nossa mudança serve para atender a uma demanda da cidade, praticando o que temos chamado de atos de bondade, com o objetivo de ajudar as pessoas e contribuir com nosso município”, afirmou Rodrigo. Além dessa iniciativa, o Persona atua no Bairro Linhares junto a crianças, apresentando, uma vez por mês, uma peça de teatro e momentos de reflexão. “Também já apresentamos peça no Centro Socioeducativo, para adolescentes acautelados.”. A filha de Rodrigo, Juliana, de 8 anos, era uma das mais animadas no grupo e junto com pai dava exemplo de cidadania e conscientização ecológica.

PUBLICIDADE

Os pequenos Kalebe, de 6 anos, e a Estér, de 4, compartilhavam da mesma alegria e estavam acompanhados pela tia-avó, Sueli Moreira dos Santos. “Quando o trabalho foi apresentado para a gente, de imediato nós abraçamos. Eu tinha uma reunião, que deixei para trás, só para trazê-los, porque essa ação é muito importante, para educá-los e conscientizá-los sobre a importância do meio ambiente”, disse orgulhosa Sueli, que tem um filho também integrante do Persona.

A razão da iniciativa ter passado pelo Rio Paraibuna, segundo Rodrigo, é devido às comemorações do Dia Mundial de Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (05). “Primeiro pensamos em fazer uma trilha, mas depois, transitando pela beira do rio, tive a ideia de que nossa ação poderia começar por aqui, motivando as pessoas. O grupo está aberto a todos que quiserem somar com a nossa proposta, basta querer fazer o bem e ajudar nossa cidade”, conclama.

PUBLICIDADE

O mecânico de automóveis, Alessandro Assis do Nascimento, de 24 anos, faz parte do grupo e destacou que a importância da ação é mostrar para as pessoas sobre a necessidade de deixar a cidade mais limpa. “Tudo pode começar por um pequeno ato de bondade, que pode ser transformado em grandes atos para toda a população”, arrematou.

Sair da versão mobile