Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de mil buscam vacina contra a gripe por dia em JF

Vacinação contra Influenza segue movimentada em Juiz de Fora
Serviço Saúde do Idoso (Sasi) é um dos pontos de vacinação contra a Gripe na cidade, para o público-alvo formado por pessoas idosas (Foto: Felipe Couri)
PUBLICIDADE

A campanha anual de vacinação contra a gripe teve início no 25 de março. A Tribuna compareceu, nesta terça-feira (2), ao Serviço Saúde do Idoso (Sasi) com o intuito de apurar o movimento e a adesão da população em relação à imunização contra os três principais tipos de vírus causadores de gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Em resposta à reportagem, a equipe que realizava o atendimento no local estima que o número de pessoas – do público-alvo da instituição – que recebem a vacina é de cerca de mil indivíduos por dia. Além disso, o movimento é maior na parte da manhã, enquanto à tarde o fluxo costuma ser reduzido.

PUBLICIDADE

O aposentado Maurício de Paiva Bastos, de 66 anos, foi um dos que tomou a vacina nesta terça. Ele conta que recebe o imunizante todos os anos. “A empresa que eu fazia parte, no Rio de Janeiro, imunizava os trabalhadores. Tomo anualmente há muito tempo. Sou alérgico e vivia gripado, mas desde que comecei a ser vacinado não sei nem o que é isso mais. Acredito que a vacina está ajudando nesse sentido.” Além disso, Maurício afirma nunca ter passado por dificuldades para receber o imunizante. “Aqui, em Juiz de Fora, é muito tranquilo”, destaca.

PUBLICIDADE

A Tribuna questionou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) a respeito da movimentação nos locais de aplicação da vacina, usando como contexto a paralisação dos servidores municipais, encerrada na segunda-feira. Segundo a Administração, a imunização contra a Influenza seguiu o ritmo normal, sem comprometimento durante os mais de dez dias de movimento.

Campanha de imunização contra a gripe

Para a campanha contra a doença, o público-alvo são as crianças de seis meses a menores de seis anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto), trabalhadores da Saúde de 18 anos ou mais, professores, pessoas em situação de rua, profissionais das Forças de Segurança e salvamento e das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais ou deficiência permanente, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

PUBLICIDADE

A aplicação acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, no Serviço Saúde do Idoso (Sasi) e no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA). Nas 34 UBS’s que tiveram o horário estendido, a vacinação contra a gripe é realizada das 9h às 18h, de segunda à sexta-feira, e aos sábados de 8h às 11h. As unidades de Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa funcionam de 9h às 16h sem intervalos. Às quintas, essas 38 UBS’s não funcionam de 14h às 16h.

Nas unidades restantes, o horário é das 9h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o horário da tarde é das 13h às 14h30. O Serviço Saúde do Idoso aplica os imunizantes exclusivamente para a população com 60 anos ou mais, de 8h às 16h, e o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente destina a vacina a crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e puérperas, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.

PUBLICIDADE

 *estagiário sob supervisão da editora Fabíola Costa.

Sair da versão mobile