Ícone do site Tribuna de Minas

Volta às aulas impacta trânsito de Juiz de Fora

espiriti santo

Rua Espírito Santo (Foto: Fernando Priamo)

PUBLICIDADE

O retorno de 40 mil alunos da rede municipal às aulas, além de outros de parte das escolas particulares, impactou, nesta segunda-feira (3), o fluxo de veículos nas ruas e avenidas centrais de Juiz de Fora. Embora apenas a rede pública ligada ao Município tenha iniciado integralmente o calendário letivo, vias, como as avenidas Barão do Rio Branco e Olegário Maciel, bem como as ruas Doutor João Pinheiro, Espírito Santo, Engenheiro José Carlos de Morais Sarmento, Santo Antônio e São Mateus, registraram trânsito lento entre 17h e 17h30, tradicionalmente horário de saída dos alunos, como flagrado pelo repórter fotográfico da Tribuna Fernando Priamo.

Por meio de estudo técnico semestral, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) aponta crescimento de até 30% na frota de veículos com a retomada dos calendários letivos das redes de ensino. “A Settra realiza estudo técnico para avaliar o aumento na frota de veículos com a volta às aulas. O crescimento é de até 30%. Os agentes são espalhados em escolas de maior movimento para auxiliar na travessia”, informa, em nota, a pasta. Questionada sobre o balanço correspondente ao primeiro dia do calendário letivo da rede municipal, a Settra pondera que informações precisas serão divulgadas apenas nesta terça (4).

PUBLICIDADE
<
>
Avenida Olegário Maciel (Foto: Fernando Priamo)

Ao passo que todos os estudantes das 101 instituições municipais de ensino retornaram às aulas nesta segunda, as 46 escolas da rede estadual, que reúnem cerca de 30 mil alunos, retomarão o ano letivo apenas em 10 de fevereiro, conforme a Secretaria de Estado de Educação. Entretanto, o ano escolar iniciou-se, oficialmente, nesta segunda.

PUBLICIDADE

Entre esta terça e a sexta-feira (7), ocorre o período de planejamento e formação, isto é, destinado a reuniões, estudos de recuperação final com os estudantes e formação continuada dos profissionais das escolas. Conforme a Settra, quando houver a retomada também na rede estadual, agentes serão direcionados para as escolas de maior movimento para auxiliar na travessia, como Escola Estadual Professor Quesnel (Bairro Fábrica), Escola Estadual Henrique Burnier (Bairro Poço Rico) e Escola Estadual Fernando Lobo (Bairro São Mateus).

Em relação às escolas da rede particular de ensino, o calendário letivo está sendo retomado ao longo desta semana, conforme o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino da Região Sudeste de Minas Gerais (Sinepe Sudeste/MG). “Algumas voltaram hoje (segunda), outras voltarão amanhã (terça) e algumas quarta-feira (5). Até o fim desta semana, todos voltam”, afirma o presidente Miguel Luiz Detsi Neto. Conforme apurou a Tribuna, o Colégio Machado Sobrinho e o Colégio Academia de Comércio retornaram às aulas nesta segunda. Instituições como Jesuítas (Centro), Stella Matutina (Centro) e Santa Catarina (Bairro Morro da Glória) também recebem contingente extra de agentes de trânsito, de acordo com a Settra.

PUBLICIDADE

Na rede federal, o Colégio de Aplicação João XXIII retomará as aulas já nesta terça (4) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais receberá os alunos em 12 de fevereiro. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por sua vez, iniciará o calendário apenas em 2 de março.

Sair da versão mobile