Os juiz-foranos que precisam de novas carteiras de identidade têm encontrado problemas nesse início de ano. Isso porque o atendimento a essa demanda está paralisado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e reduzido no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal. Neste último local, cerca de cem pessoas eram atendidas por dia, mas temporariamente só a metade está conseguindo fazer a solicitação. A situação tem prejudicado juiz-foranos que precisam do documento para efetuar matrículas em faculdades, para apresentar o documento em empresas e órgãos públicos com urgência e até mesmo viajar.
No caso do CAC, a população tem chegado de madrugada à Câmara. Por volta das 5h, uma fila começa a ser formada pelos cidadãos que desejam esperar a distribuição de senhas a partir das 8h. Foi o caso do juiz-forano Marcos Reis, que precisa emitir o documento para fazer uma viagem ao exterior. Segundo a esposa dele, Carolina Novais, eles chegaram à Câmara às 5h50 de ontem. “O atendimento em si não demorou muito, mas tivemos que chegar lá às 5h50, porque na segunda-feira (30), ele foi tentar emitir o documento, e uma das funcionárias disse que tem gente chegando às 4h para ficar na fila”, conta Carolina.
Diante da situação, Carolina gravou um vídeo e divulgou em uma rede social. Nas imagens, é possível perceber a grande quantidade de pessoas esperando a distribuição da senha. “Tinha muita gente lá. Algumas pessoas já tinham ido no CAC duas ou três vezes. Meu marido conseguiu levar os documentos, falaram que precisa solicitar o cadastro digital e demora 25 dias úteis para que o documento fique pronto.”
Respostas
De acordo com a assessoria da Câmara Municipal, a emissão das carteiras de identidade por meio do CAC foi reduzida devido à obra de reforço do assoalho do Plenário, que fica acima das salas onde são realizados os atendimentos do CAC. Durante a reforma, estão sendo distribuídas 50 senhas diariamente, com início às 8h, e todos os cidadãos que apresentam a senha são atendidos. Questionada sobre o horário em que os cidadãos têm chegado ao local para buscar as senhas, a assessoria orientou que a população chegue a partir das 8h. A assessoria ainda pede que aqueles que não tenham urgência na emissão do documento esperem até março, quando a obra será finalizada e o atendimento, normalizado. O órgão reitera que “a obra tem como objetivo garantir mais segurança no atendimento aos cidadãos”.
Segundo a Câmara, cerca de oito mil carteiras de identidade são emitidas por meio do CAC por ano. Somente em janeiro e fevereiro, período de maior procura pelo serviço, o número de emissões chega a 1.600. Atualmente, 13 funcionários atuam nesse órgão, e o atendimento dura cerca de 20 minutos.
Com relação à suspensão da emissão das carteiras na UAI, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informou, por meio de nota, que o serviço foi paralisado em todo o estado na última semana de janeiro, porque o sistema no qual é feito o agendamento vai migrar para um novo portal. Durante o processo de migração, o agendamento para solicitação de carteiras de identidade ficou temporariamente indisponível. A previsão é que o novo portal comece a funcionar na próxima segunda-feira (6). Ainda conforme a Seplag, com a mudança, o agendamento será feito por hora, “o que possibilitará que o Estado atue sobre as eventuais ausências do cidadão no dia e horário agendados.”