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Juiz-foranos enfrentam dificuldades para obter carteira de identidade

Atendimento ao cidadão foi reduzido pela metade na Câmara Municipal com reforma no assoalho do Plenário. População tem formado filas de madrugada para ter acesso às 50 senhas distribuídas diariamente (Foto: Fernando Priamo)
Atendimento ao cidadão foi reduzido pela metade na Câmara Municipal com reforma no assoalho do Plenário. População tem formado filas de madrugada para ter acesso às 50 senhas distribuídas diariamente (Foto: Fernando Priamo)
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Os juiz-foranos que precisam de novas carteiras de identidade têm encontrado problemas nesse início de ano. Isso porque o atendimento a essa demanda está paralisado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) e reduzido no Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal. Neste último local, cerca de cem pessoas eram atendidas por dia, mas temporariamente só a metade está conseguindo fazer a solicitação. A situação tem prejudicado juiz-foranos que precisam do documento para efetuar matrículas em faculdades, para apresentar o documento em empresas e órgãos públicos com urgência e até mesmo viajar.

No caso do CAC, a população tem chegado de madrugada à Câmara. Por volta das 5h, uma fila começa a ser formada pelos cidadãos que desejam esperar a distribuição de senhas a partir das 8h. Foi o caso do juiz-forano Marcos Reis, que precisa emitir o documento para fazer uma viagem ao exterior. Segundo a esposa dele, Carolina Novais, eles chegaram à Câmara às 5h50 de ontem. “O atendimento em si não demorou muito, mas tivemos que chegar lá às 5h50, porque na segunda-feira (30), ele foi tentar emitir o documento, e uma das funcionárias disse que tem gente chegando às 4h para ficar na fila”, conta Carolina.

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Diante da situação, Carolina gravou um vídeo e divulgou em uma rede social. Nas imagens, é possível perceber a grande quantidade de pessoas esperando a distribuição da senha. “Tinha muita gente lá. Algumas pessoas já tinham ido no CAC duas ou três vezes. Meu marido conseguiu levar os documentos, falaram que precisa solicitar o cadastro digital e demora 25 dias úteis para que o documento fique pronto.”

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Respostas
De acordo com a assessoria da Câmara Municipal, a emissão das carteiras de identidade por meio do CAC foi reduzida devido à obra de reforço do assoalho do Plenário, que fica acima das salas onde são realizados os atendimentos do CAC. Durante a reforma, estão sendo distribuídas 50 senhas diariamente, com início às 8h, e todos os cidadãos que apresentam a senha são atendidos. Questionada sobre o horário em que os cidadãos têm chegado ao local para buscar as senhas, a assessoria orientou que a população chegue a partir das 8h. A assessoria ainda pede que aqueles que não tenham urgência na emissão do documento esperem até março, quando a obra será finalizada e o atendimento, normalizado. O órgão reitera que “a obra tem como objetivo garantir mais segurança no atendimento aos cidadãos”.

Segundo a Câmara, cerca de oito mil carteiras de identidade são emitidas por meio do CAC por ano. Somente em janeiro e fevereiro, período de maior procura pelo serviço, o número de emissões chega a 1.600. Atualmente, 13 funcionários atuam nesse órgão, e o atendimento dura cerca de 20 minutos.

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Com relação à suspensão da emissão das carteiras na UAI, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) informou, por meio de nota, que o serviço foi paralisado em todo o estado na última semana de janeiro, porque o sistema no qual é feito o agendamento vai migrar para um novo portal. Durante o processo de migração, o agendamento para solicitação de carteiras de identidade ficou temporariamente indisponível. A previsão é que o novo portal comece a funcionar na próxima segunda-feira (6). Ainda conforme a Seplag, com a mudança, o agendamento será feito por hora, “o que possibilitará que o Estado atue sobre as eventuais ausências do cidadão no dia e horário agendados.”

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