Ícone do site Tribuna de Minas

Mineiro capta 550 litros de água da chuva

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Em vez de só esperar por uma forcinha da meteorologia para amenizar a situação crítica em que se encontram os mananciais do estado – e de quase todo o país -, o funcionário público Wagner André Oliveira decidiu tomar uma atitude consciente em prol da economia de água. “Temos dois carros na garagem e meu tio tem também uma empresa que aluga brinquedos para festas infantis. Gastávamos muita água com este tipo de limpeza, e resolvi inventar essa ‘geringonça’ para reaproveitar a da chuva”, conta ele, morador de Guarará, a 35 km de Juiz de Fora.

PUBLICIDADE
[Relaciondas_post] Só durante a chuva que caiu ontem na região, Wagner conseguiu captar 550 litros de água com o artefato, feito com um pedaço de calha, um cano e uma caixa d’água. “Comprei a caixa d’água especialmente para isso, mas vale a pena, porque a economia é muito grande. Precisamos que as pessoas se sensibilizem para a escassez de água, que vem atingindo o Brasil inteiro”, diz ele. “É algo muito fácil de se fazer, qualquer pessoa pode fabricar algo parecido em casa”, incentiva Wagner.

Campanha

Você também pode compartilhar sua ação. Na quinta-feira (29), a Tribuna lançou uma campanha convidando leitores a compartilharem ideias de economia de água, como a de Wagner. O objetivo é aumentar o alerta sobre os riscos do desperdício e criar um canal de compartilhamento para que todos consigam alcançar a meta de fazer um uso cada vez mais consciente deste bem tão precioso. Para compartilhar é fácil. Basta entrar em nossa editoria Minha Tribuna e preencher o formulário enviando seu texto, foto e/ou vídeo. Os arquivos devem ter até 2MB, nas extensões MP4, JPG, PNG ou GIF. As ideias serão divulgadas no site e nas redes sociais da Tribuna com a hashtag #eunaodesperdicoagua .

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile