A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou dois casos da variante Ômicron em moradores de Juiz de Fora. Conforme a pasta estadual, os casos foram identificados até 31 de dezembro e comunicados ao Ministério da Saúde. Em nota, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atestou que há dois pacientes na cidade que retornaram de viagem recente ao exterior e testaram positivo para a Ômicron. “Os casos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica, que realizou todos os protocolos de isolamento. Um deles manifestou sintomas leves e o outro está assintomático.” Para conter o avanço da variante, bem como das outras cepas, a Secretária de Saúde informou que reforça a importância da vacinação completa contra a Covid-19 e da manutenção dos cuidados, como uso correto da máscara, higienização frequente das mãos com água, sabão ou álcool em gel.
138 casos em Minas
Segundo a SES, até o fim do ano passado, foram identificados 138 casos positivos para a variante Ômicron em todo o estado, includindo os de Juiz de Fora. Todos eles já foram comunicados ao Ministério da Saúde. Foram contaminadas pessoas residentes nos municípios de Belo Horizonte (76), Extrema (19), Contagem (7), Nova Lima (6), Betim (4), Barbacena (3), Itaúna e Lavras (3 cada), Juiz de Fora, Lagoa Santa e Passa Quatro (2 cada), Maria da Fé, Passos, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Três Pontas e Varginha (1 cada), e ainda casos de outros estados (4).
Transmissão comunitária em Minas
Conforme a SES, entre os casos positivos do estado, há registros de pacientes sem histórico de viagem internacional ou contato com caso confirmado da nova variante ou algum viajante que tenha chegado do exterior. Diante das investigações realizadas, número de confirmações e distribuição dos casos pelo território, já é possível afirmar que existe transmissão comunitária da variante Ômicron em Minas.
Quanto ao perfil demográfico dos casos identificados com a variante Ômicron notificados à SES-MG, a idade variou entre 3 e 68 anos, com mediana de 36 anos. Um total de 74 casos do sexo feminino (53,6%) e 64 do sexo masculino (46,4%). Com relação à vacinação contra Covid-19, 17 apresentaram registro da vacina e em 121 casos a situação vacinal está em investigação.
Diante dos estudos epidemiológicas realizados até o momento, a pasta estadual informou que não houve necessidade de internação hospitalar de pacientes contaminados pela Ômicron. Todos precisaram apenas manter o isolamento domiciliar, cumprindo os protocolos de saúde e sanitários.