Ícone do site Tribuna de Minas

Embarque e desembarque: paradas são realizadas onde estacionamento está proibido em Juiz de Fora

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) anunciou, na sexta-feira (29), a proibição para estacionamento de veículos em algumas ruas do Centro, com o objetivo de tornar o trânsito mais fluido nesses locais. A mudança está sendo feita de forma gradual até a próxima sexta-feira (6). Uma das vias que já passou pela restrição é a Rua Fernando Lobo, onde a Tribuna flagrou motoristas realizando paradas para embarque e desembarque na nova pista de rolamento.

Sinalização presente na Rua Fernando Lobo aponta que é proibido estacionar (Foto: Leonardo Costa)

O especialista em trânsito Guilherme Facio afirma que a restrição do estacionamento de veículos pode trazer mais fluidez ao trânsito, que, na sua visão, não terá grande impacto com motoristas realizando paradas para embarque e desembarque. “Mesmo que pare para atender a táxis e carros de aplicativos, uma pista a mais já vai permitir que essas paradas impactem menos no tráfego do local”, avalia.

PUBLICIDADE

A Tribuna demandou a Prefeitura de Juiz de Fora e questionou se há um plano de fiscalização previsto para a prática de embarque e desembarque nos pontos em que o estacionamento foi proibido. Em nota, a Administração respondeu que “os agentes de trânsito estão realizando fiscalizações constantes nestes locais, que também são monitorados pelas câmeras instaladas em diversos pontos do Centro.” A informação é que denúncias  podem ser realizadas na central dos Agentes de Trânsito, pelo telefone 2014-7400”.

PUBLICIDADE

Estacionamento será proibido em outras três vias

Além do trecho na Rua Fernando Lobo, o estacionamento de veículos já está proibido na Rua Doutor Antônio Carlos, no lado esquerdo da via, a partir do número 329. Até quinta-feira (6), a medida passa a valer na Rua Halfeld, entre as ruas Santo Antônio e Tiradentes, no lado direito da via; e na Rua Marechal Deodoro, entre as ruas Gilberto de Alencar e Tiradentes, no lado esquerdo da via. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), a mudança será realizada conforme a nova sinalização for instalada.

Rua Dr. Antônio Carlos foi a segunda a ter o estacionamento proibido (Foto: Leonardo Costa)

Segundo Guilherme, outros pontos críticos de Juiz de Fora também poderiam sofrer restrição no estacionamento para privilegiar o fluxo do trânsito. “Na saída do Bairro Democrata para a Avenida dos Andradas, próximo à linha férrea do Bairro Mariano Procópio, onde imprudências são cometidas durante praticamente o dia todo, dada a dificuldade de convergir para a esquerda, em direção à Zona Norte. Outro ponto que pode melhorar é a entrada e a saída de veículos para a UFJF, no pórtico da Cidade Alta. Por último, a rotatória do final da Rua Dr. João Pinheiro, que dá acesso à Cidade Alta e Vale do Ipê, essa talvez a mais complicada”, sugere.

PUBLICIDADE

*estagiário sob orientação da editora Fabíola Costa

Sair da versão mobile