O tricampeão nas Paralimpíadas de Tóquio, Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, recebeu um selo e carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (2), no Parque Municipal. A iniciativa faz parte da série “Personalidades”, idealizada pelo presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, para celebrar expoentes brasileiros da música, das artes cênicas e dos esportes. Já foram homenageados o músico Gilberto Gil e a ginasta Rebeca Andrade.
Participaram do evento o secretário de esporte e lazer da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Marcelo Matta, o secretário de comunicação, Márcio Guerra, e a diretora financeira dos Correios, Maria do Carmo. Além deles, estiveram presentes familiares e amigos do paratleta e crianças integrantes de projetos esportivos do Parque Municipal. Conforme contou Gabrielzinho, a condecoração é motivo de orgulho.
“Esse reconhecimento é maravilhoso. Sabemos o quanto é difícil para as pessoas com deficiência no mundo de hoje, então, é um momento é de muita emoção para mim. Este prêmio e tudo isso aqui representam mais o Gabrielzinho do que o Gabriel atleta, porque é a realização de um sonho pessoal. Os Correios, com a importância que têm, me concederem esse selo nacional aquece o coração. Fiquei sem reação quando ouvi a notícia. Sabia como seria, mas, ao vivenciar, é ainda mais especial”, disse o nadador.
Na ocasião, Gabriel levantou a bandeira da acessibilidade e da importância da valorização das pessoas com deficiência. “Acredito que precisamos fazer a nossa parte para nos incluir nesse mundo, mas quando a ajuda está presente, facilita a vida de todos. Agradeço ao meu professor Aguilar de Freitas, que deu início a tudo isso na natação. Ele foi quem descobriu esse talento que nem eu sabia que tinha. E um abraço especial ao meu treinador, Fábio Antunes. Se tenho medalhas e conquistas, muito disso é graças a ele. Vamos seguir em busca de grandes feitos, realizando nossos sonhos e entrando para a história. Quero que as pessoas conheçam mais o Gabrielzinho e, de alguma forma, poder inspirá-las. Minha maior motivação não é a medalha e nem o tempo, mas saber que há pessoas torcendo por mim”.
Tietado por crianças e adultos, o fenômeno de Paris tirou foto com todos os presentes. “Nada é mais valioso que isso. As pessoas que antigamente nem chegavam perto de mim, hoje em dia querem tirar foto, têm admiração. Quero atingir o maior número de pessoas possíveis e ter ainda mais desse carinho”, falou à Tribuna. Junto a ele, estava o fotógrafo responsável pela imagem do selo, Yan Ferreira – que também acompanhou Gabrielzinho na França.
“É uma homenagem muito mais que merecida para ele. O Gabrielzinho é um atleta ímpar e uma pessoa ainda melhor. Ajudar a contar essa história e registrar essa passagem dele nas Paralimpíadas é uma honra enorme. Estou muito feliz de ter tudo isso eternizado no selo”, comemorou o fotógrafo.