A chuva que atingiu Juiz de Fora no início da tarde dessa quarta-feira (2) causou alagamentos em diversas regiões da cidade. Avenidas importantes da cidade, como a Rio Branco, a Presidente Itamar Franco e a Avenida Francisco Valadares ficaram inundadas.
Entre os locais onde as ocorrências foram de maior gravidade estão Alto dos Passos e Bom Pastor, na Zona Sul. A correnteza formada pela água que desceu das localidades mais altas formou alagamentos em diversas ruas dos dois bairros. O Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de inundação, alagamento e enchente na Rua Doutor José Cesário. Não houve vítimas. Porém, a água chegou a encobrir veículos que estavam estacionados na via.
De acordo com uma trabalhadora que estava no local no momento da chuva, mas preferiu não ser identificada, ela estava almoçando quando veio a notícia de que a água estava invadindo os estabelecimentos da região. “De repente a água começou a entrar. Foi tudo muito rápido. Caiu uma quantidade grande de chuva em pouco tempo. Lá fora parecia um rio. Aqui dentro (do estabelecimento em que ela trabalha), a água baixou rápido, mas na rua demorou um pouco a escoar.”
Depois que a chuva passou, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) encaminhou uma equipe para apoiar as ações nas Ruas Severiano Meirelles e Doutor José Cesário. Por volta das 15h, a Tribuna esteve no local, onde um guincho e proprietários dos veículos faziam a retirada dos veículos.
Outros pontos de alagamento foram flagrados pela população na Avenida Francisco Valadares, no Bairro Vila Ideal, Zona Sudeste; e na Avenida Presidente Itamar Franco e na Rua São Mateus, no bairro homônimo na Zona Sul.
Ocorrências
Até por volta das 15h, a Defesa Civil registrou três chamados decorrentes das chuvas que atingiram a cidade nesta tarde. São casos de enxurrada nos bairros Santa Cecília, Progresso e Santa Cruz.
Nos bairros Santa Luzia e Granbery a chuva provocou a queda de várias árvores. O Corpo de Bombeiros destacou que dois veículos estacionados foram atingidos, mas não houve vítimas.
Conforme o órgão, entre as 13h30 e as 14h30, choveu cerca de 32,7 milímetros no Bairro Grama; 28,8 milímetros no Bairro Santa Terezinha; e 24,9 milímetros no Filgueiras. De acordo com o pluviômetro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalado no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foram 14,4 milímetros de precipitações entre 13h e 14h na região do Bairro Martelos.
A Cemig informou que atendeu duas ocorrências de falta de energia, com maior número de clientes afetados nos bairros Portal da Torre e Graminha. Os demais chamados, conforme a companhia, foram situações pontuais e momentâneas. A companhia de energia também comunicou que 28 equipes estavam em campo realizando atendimentos.
Esta matéria está em atualização.