Entre os dias 17 de julho e 21 de agosto deste ano, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou uma pesquisa de satisfação sobre aplicativos de delivery de comida em Juiz de Fora. O objetivo do levantamento foi identificar as principais reclamações dos consumidores e os aplicativos mais usados. No geral, os juiz-foranos estão satisfeitos, mas reclamam principalmente sobre demora na entrega e taxas cobradas.
Entre os aplicativos mais usados na cidade estão o iFood, representando 95,5% das respostas, seguido do Robin Food com 23,3% e o Rappi com 12,3%. Das pessoas que responderam o questionário, 36,1% utilizam o aplicativo uma vez por mês, 29,3% usam uma vez por semana, 27,2% usam várias vezes por semana.
Os principais tipos de problema enfrentados são: demora na entrega; valor alto na taxa de entrega; pedido mínimo com valor alto em relação à média de preço dos produtos vendidos; comida chega fria ou estragada; e impossibilidade de comunicação com o restaurante. No entanto, mais da metade, 61,9%, dos participantes se declararam satisfeitos com a qualidade de entrega do serviço. Somente uma pessoa marcou a opção “muito insatisfeito” e 19 marcaram “muito satisfeito”.
“Com esses dados, tanto o Procon está mais apto a atender às demandas dos consumidores quanto os fornecedores podem tomar consciência das melhorias que eles mesmos podem fazer sem a necessidade de acionamento do Procon”, afirma a supervisora de estudos e pesquisas, Gisele Zaquini.
O material também orienta dúvidas comuns sobre as relações de consumo ao pedir comida pelo delivery, como, por exemplo, a não obrigatoriedade do entregador em levar o pedido até a porta de apartamentos e casas em condomínios.
Dicas do Procon:
– Em caso de atraso na entrega, o consumidor pode recusá-la e solicitar a restituição do valor pago ou pedir o abatimento proporcional do preço. Lembre-se que pequenos atrasos acontecem, principalmente em horários de pico.
– Caso o pedido esteja errado ou danificado, o consumidor pode negar o recebimento e solicitar o reembolso, pedir uma nova entrega nas condições da oferta ou solicitar um desconto proporcional ao problema encontrado.
– Os fornecedores devem apresentar informações claras sobre os produtos ofertados, como a quantidade, o tamanho, os itens inclusos, dentre outras;
– Caso não consiga solucionar o problema entrando em contato com o fornecedor ou com o suporte do aplicativo, não deixe de comunicar ao Procon/JF.