A movimentação de cães e gatos foi intensa na Praça do Bom Pastor na manhã deste sábado (2), durante a etapa urbana da Campanha de Vacinação Antirrábica. Ao todo, cem postos foram espalhados pelos bairros de Juiz de Fora em locais estratégicos, como as próprias unidades básicas de saúde (UBSs), além de escolas e outros espaços públicos. Segundo a Secretaria de Saúde, os alvos são os animais a partir dos três meses de vida.
Desde 1998 não há registro de raiva entre caninos e felinos na cidade. A doença é causada por vírus que ataca o sistema nervoso central e, se transmitida em seres humanos e bichos, pode levar a óbito após curto período de evolução. As atividades seguem até as 17h deste sábado.
A assistente social Heloísa Helena Rodrigues do Vale, 37 anos, e a filha Sofia, 5, levaram a cadela Sissa, 13, para ser vacinada no Bom Pastor. “Todo ano fazemos questão de trazê-la, e minha filha adora acompanhar.”
A data da segunda etapa da campanha será divulgada em breve, e funcionará como reforço para os animais que receberam a primeira vacinação antirrábica na vida e como nova oportunidade para os cães e gatos que não foram vacinados. Durante o período de imunização na Zona Rural, entre 17 de julho e 4 de agosto, 6.236 cães e 946 gatos foram vacinados.